Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25646
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Divergência genética interpopulacional em Tetragonisca angustula Latreille, 1811 (Hymenoptera, Apidae, Meliponidae)
Autor: Nunes, Francis de Morais Franco
Primer orientador: Kerr, Warwick Estevam
Primer miembro de la banca: Oliveira, Rosana de Cássia
Segundo miembro de la banca: Bonetti, Ana Maria
Resumen: Tetragonisca angustula (jataí) apresenta uma das mais amplas distribuições entre os Meliponíneos, abrangendo praticamente toda a America do Sul, Central e México.» A técnica de RAPD (Random 'Amp/ifiedPo—lymorphic DNA)-tem sido utilizada na caracterização de populações, detecção de polimorfismos genéticos, análises filogenéticas e, inclusive, confirmação de taxonomia baseada — em dados morfológicos. Esse trabalho objetivou-se estimar a diversidade genética entre populações de T. angustula de três regiões (Triângulo Mineiro/MGz-Uberlândia 'l, 2, 3, 4 e 5, Ituiutaba 1, 2 e 3 e Uberaba 1 e 2; Sul de Minas/MG: São Miguel do Anta 1, 2, 3, 4a ti;-Argentina: Aristóbulo-delValle-e Posadas 1 e 2), usando Tetragoma clavipes como outgroup. Foram feitos bu/ks com 5 individuos por local de amostragem, utilizando-se »15 primers (13 curtos e 2 longos) «com as seguintes condições de reação: 10ng de DNA, 10pmoles de primer, 2mM de MgClz, 1.5U de Taq DNA polimerase, vloopM de cada dNTP, 50mM de KCl e iOmM de Tris—HCl pH 8.0 .Os produtos das amplificações foram separados em gel de agarose 12% e fotografados. Os resultados foram analisadospelo método de- porcentagem de desacordo e análise de cluster por UPGMA. Ao nível de 162%, as amostras de jataí foram divididas em duas clades: uma correspondente à região do Triângulo Mineiro e outra para as amostras da Argentina e Sul de Minas que, por sua vez, se divergiram em 2 grupos -a 14.2—%.- As amostras »do Triângulo Mineiro apresentaram divergência máxima de 6,5%, com 3 genótipos (dois de Uberlândia e um de ituiutaba) que não apresentaram?dissimilaridade genética. As amostras do- Sul de Minas apresentaram divergência genética máxima de 4.4% e as da Argentina de 55%. Tetragona clavipes divergiu em 69%das amostras de T. angustula. Os valores encontrados para T. angustula foram similares aos encontrados na literatura dentro de uma mesma região - (Triangulo Mineiro); No entanto,- para regiões geograficamente distantes (Sul de Minas e Triângulo Mineiro), os valores encontrados foram superiores. isto pode ser devido ao uso de DNA proveniente de bulks de cinco indivíduos, diferenças na Taq DNA polimerase e nos protocolos de extração. Novas- estimativas de divergência para esta espécie usando—se bulks-odm maior número de indivíduos e maior número de primers forneceriam dados conclusivos sobre o número mínimo “ amostral- por localidade e taxa- de dissimilaridade genética padrão para a espécie.
Palabras clave: Tetragonisca angustula
RAPD
Diversidade genética
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: NUNES, Francis de Morais Franco. Divergência genética interpopulacional em Tetragonisca angustula Latreille, 1811 (Hymenoptera, Apidae, Meliponidae). 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25646
Fecha de defensa: 27-jul-1999
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DivergenciaGeneticaInterpopulacional.pdf5.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.