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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25639
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-9829-1835 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Análise do conteúdo das ementas das disciplinas relacionadas à área tributária |
Autor: | Pádua, Vanessa Vieira de |
Primer orientador: | Silva, José Marcos da |
Resumen: | A contabilidade tributária é uma área importante dentro do curso de Ciências Contábeis, sendo o conhecimento tributário extremamente valorizado por gestores e empresários em uma entidade. Dessa forma, é fundamental uma preparação adequada dos profissionais que atuarão nesta área, buscando melhor aproveitamento da disciplina do ramo tributário dentro das universidades. Assim, verifica-se a importância de se analisar as grades curriculares das universidades brasileiras na área tributária, e compará-las com os currículos propostos pela Fundação Brasileira de Contabilidade e pela International Federation of Accountants, que são órgãos reguladores da profissão contábil. O trabalho tem como objetivo verificar a que nível as grades curriculares na área de contabilidade tributária das Instituições de Ensino Superior Federais brasileiras estão alinhadas às propostas elaboradas pela FBC e as que estão contidas no Handbook of International Education Pronouncements proposto pela IFAC. O trabalho foi conduzido pelo método pesquisa documental e levantamento, buscando os conteúdos propostos para as disciplinas na área tributária nos documentos publicados pelo IFAC e pela FBC e buscando as ementas nos sites das instituições. Verificou-se que os cursos apresentam um percentual médio de 60% de aderência aos conteúdos propostos pela FBC e de 66% de aderência aos conteúdos propostos pela IFAC. |
Abstract: | Tax accounting is important area within the Accounting Sciences course, and tax knowledge is highly valued by managers and entrepreneurs in an entity. In this way, it is essential to prepare adequately the professionals who will work in this area, seeking a better use of the discipline of the tax branch within the universities. Thus, it is important to analyze the curricular curricula of Brazilian universities in the tax area, and to compare them with the curricula proposed by the Brazilian Accounting Foundation and the International Federation of Accountants, which regulate the accounting profession. The purpose of this study is to verify the degree to which the curricular curricula in the area of tax accounting of the Brazilian Federal Higher Education Institutions are aligned with the proposals elaborated by the FBC and those that are contained in the Handbook of International Education Pronouncments proposed by IFAC. The work was conducted by the method of documentary research and survey, searching the contents proposed for the disciplines in the tax area in the documents published by IFAC and FBC and searching the menus on the institutions' websites. It was verified that the courses present an average percentage of 60% adherence to the contents proposed by the FBC and 66% adherence to the content proposed by IFAC. |
Palabras clave: | Contabilidade tributária Grade curricular FBC IFAC |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | PÁDUA, Vanessa Vieira. Análise do conteúdo das ementas das disciplinas relacionadas à área tributária. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25639 |
Fecha de defensa: | 25-jun-2019 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Contábeis |
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