Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25604
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Anticorpos IgE, IgG pan e subclasses IgG1-4 específicos aos ácaros Dermatophagoides pteronyssinus e Blomia tropicalis em pacientes asmáticos e controles no município de Uberlândia, MG
Autor(es): Souza, João Batista Alves de
Primeiro orientador: Taketomi, Ernesto Akio
Primeiro coorientador: Souza, Maria Aparecida de
Primeiro membro da banca: Mendes, Rodolfo Pereira
Resumo: A incidência da asma tem aumentado drasticamente na população de diferentes regiões do mundo. Os alérgenos dos ácaros da poeira são relatados como os mais importantes agentes envolvidos no desenvolvimento da asma alérgica. Para analisar o grau de sensibilização por IgE e a correlação com a presença de IgG pan e subclasses IgG1-4 específicas a D. pteronyssinus (Dpt) e B. tropicalis (Blo t), foram analisados 89 soros de pacientes asmáticos e 34 de indivíduos controles utilizando os testes cutâneos, punctura e intradérmico, e ensaios imunoenzirnáticos (ELISA). A positividade encontrada pelo teste de punctura para Dpt (50,6%) foi significativamente maior que para Blo t (33,7%). Aproximadamente 60% dos pacientes asmáticos apresentaram resultados positivos para Dpt pelo teste intradénnico e cerca de 50% foram positivos á 1310 t. A positividade por ELISA (34,8% para Dpt e 13,5% para Blo t) foi menor do que os testes cutâneos e correlacionou-se melhor com o teste de punctura para os dois alérgenos. Os níveis de IgG pan e subclasses IgG1-4 específicas a Dpt e Blo t foram significativamente maiores entre os pacientes asmáticos do que controles, com exceção de IgG2 para o alérgeno Blo t. Comparando-se os níveis de IgE com IgG pan e IgG1-4 específicas a Dpt entre pacientes asmáticos atópicos (IgE positivos por testes cutâneos ou ELISA), notou-se correlação positiva entre níveis de IgE com IgG3 e IgG4. Não houve correlação entre os níveis de IgE com nenhuma das subclasses de IgG específicas a Blo t. Em contraste, pacientes asmáticos não atópicos (IgE negativos por testes cutâneos e ELISA) a Dpt e Blo t apresentaram níveis de IgG 1 e IgG2 significativamente maiores do que IgG3 e IgG4. Pode-se concluir que os níveis de todas subclasses IgG específicas apresentaram-se mais elevados entre os pacientes asmáticos que os indivíduos controles. Além disso, foi possível verificar uma correlação entre os níveis de IgG3 e IgG4 específicas a Dpt com os níveis de IgE entre pacientes asmáticos atópicos. Por outro lado, IgG1 e IgG2 específicas a Dpt e Blo t apresentaram-se em níveis maiores que IgG3 e IgG4 entre os pacientes asmáticos não atópicos. Assim, neste estudo, foi possível verificar uma grande diversidade envolvendo a resposta de subclasses de IgG entre pacientes asmáticos atópicos e não atópicos. Maiores estudos serão necessários para elucidar o real papel exercido pelas subclasses IgG3 e IgG4 na imunopatologia da asma.
Palavras-chave: Dermatophagoides pteronyssinus
Blomia tropicalis
Anticorpos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOUZA, João Batista Alves. Anticorpos IgE, IgG pan e subclasses IgG1-4 específicos aos ácaros Dermatophagoides pteronyssinus e Blomia tropicalis em pacientes asmáticos e controles no município de Uberlândia, MG. 1999. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25604
Data de defesa: 3-Ago-1999
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnticorposSubclassesEspecificos.pdf2.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.