Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25594
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Preservação em áreas urbanas: proposta para implantação do Jardim Botânico em Uberlândia, MG
Autor: Afonso, Patrícia Pereira
Primer orientador: Santos, Douglas Gomes dos
Primer miembro de la banca: Marçal Júnior, Oswaldo
Segundo miembro de la banca: Colesanti, Marlene T. Muno
Resumen: Ao longo de séculos, os Jardins Botânicos constituem-se em instrumentos para o desenvolvimento científico e cultural da humanidade, desempenhando papel significativo na investigação da vida vegetal, visando à pesquisa científica, conservação, exibição e educação. Suas vantagens são inúmeras e é de grande urgência que novos Jardins Botânicos sejam criados, visando à conservação do cerrado, por ser um ecossistema muito ameaçado. Em Uberlândia, Minas Gerais, existe um projeto para a criação de um Jardim Botânico, no entanto, este projeto foi abandonado, apesar de algumas desapropriações dos imóveis da área escolhida já terem sido realizadas. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo destacar a importância do Jardim Botânico para a cidade; caracterizar e avaliar o fragmento, onde está prevista a construção do Jardim Botânico; sugerir programas de educação ambiental, conhecer o que a população de Uberlândia sabe sobre a importância de um Jardim Botânico e informá-las a respeito. Foi desenvolvido um levantamento de dados a respeito deste projeto junto à Prefeitura Municipal, e realizou-se uma entrevista com uma das responsáveis pela execução de projetos corno este, na Secretaria de Planejamento Urbano. Um questionário foi aplicado à população, em vários pontos da cidade, informando-os também, a respeito deste projeto e da importância de um jardim botânico para a cidade. Foi observado que muitas pessoas não tinham conhecimento da importância de um Jardim Botânico, vendo-se que a informação oferecida foi muito útil, pois a participação e o desejo da população é de grande importância para que um projeto venha a ser executado. Foi aplicado o "Método do quadrante", a fim de caracterizar e avaliar as condições ambientais da área de estudo. E foi constatado que a área apresenta-se em boas condições para abrigar o Jardim Botânico. Programas de educação ambiental foram sugeridos, a fim de informar as pessoas a respeito da necessidade urgente de conservar a vegetação nativa, que é o cerrado. O Jardim Botânico de Uberlândia será um local que, além de estimular pesquisas científicas, terá um papel fundamental na conservação da biodiversidade do cerrado e oferecendo mais um local para a proximidade com a natureza, sendo de extrema importância para o município, restando ao poder Público executar este projeto.
Palabras clave: Espaços livres de construção
Educação ambiental
Cerrado
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: AFONSO, Patrícia Pereira. Preservação em áreas urbanas: proposta para implantação do Jardim Botânico em Uberlândia, MG. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25594
Fecha de defensa: 19-jul-2007
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PreservacaoAreasUrbanas.pdf3.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.