Publicação:
Análise comparativa de preparações antigênicas obtidas a partir de isolados de Paracoccidioides brasiliensis, Pb BAT e Pb 18, na detecção de anticorpos IgG em amostras de soros de pacientes com paracoccidioidomicose

Carregando...
Imagem de Miniatura

Direito de acesso

Programa

Área do conhecimento

CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Coorientador

Resumo

Paracoccidioides brasiliensis é o agente etiolágico de uma das principais micoses sistêmicas da América Latina, a paracoccidioidomicose (PCM). Estudos mostraram a importância de se isolar componentes fúngicos para o desenvolvimento de ensaios sorológicos. Neste sentido, este estudo analisou 2 isolados, Pb BAT e Pb 18, em 3 preparações antigénicas distintas Pb BAT, Pb BAT-JBE e Pb 18; e teve como objetivos: isolar JBE (Jacalin Binding Exoantigen) de Paracoccidioides brasiliensis proveniente do sobrenadante de cultura líquida de leveduras por cromatografia de afinidade em coluna de jacalina imobilizada, fazer uma análise comparativa entre as preparações por ELISA e immunobiotiing, utilizando-se amostras de soros provenientes de pacientes com suspeita de paracoccidioidomicose, do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia — UFLÍ/MG, e reconhecer a preparação de antígenos mais representativa para testes sorológicos utilizados no diagnóstico de PCM. A fração JBE foi caracterizada pela presença de bandas de 70 e 190 kDa em condições redutoras quando realizado SDS-PAGE. No teste ELISA houve alto índice de positividade das amostras de soros com a preparação Pb 18 (84,2 %), sendo um índice significativo quando comparados aos de Pb BAT e Pb BAT-JBE. De acordo com o teste irnmunoblotting, a reatividade em Pb BAT-JBE foi bastante expressiva ao apresentar a banda de 190 kDa evidente em todas as 6 amostras de soros testadas. Na preparação Pb 18 as bandas de 24, 43, 70 e 95 foram reativas em 2 amostras e em Pb BAT as de 64 e 160 kDa destacaram-se em 3 amostras de soros. Diante deste estudo foi possível destacar as características distintas de 3 preparações antigênicas, o que incentiva novos estudos de exoantígenos purificados (Pb BAT-JBE) e antígenos somáticos no sentido de disponibilizar componentes isolados que propiciem o desenvolvimento de ensaios, cujas sensibilidades e especificidades, lhes atribuam importância no diagnóstico e no monitoramento de pacientes com PCM.

Abstract

Palavras-chave

Paracoccidioides brasiliensis, JBE, ELISA, Irnmunobloiting

Citação

CAMPOS, Melina Menezes. Análise comparativa de preparações antigênicas obtidas a partir de isolados de Paracoccidioides brasiliensis, Pb BAT e Pb 18, na detecção de anticorpos IgG em amostras de soros de pacientes com paracoccidioidomicose. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.

DOI

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por