Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25537
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Satisfação dos pacientes que utilizam a clínica escola de fisioterapia UFU
Autor(es): Oliveira, José Eduardo Teodoro Silva De
Primeiro orientador: Felicio, Lilian Ramiro
Primeiro membro da banca: Biagini, Ângelo Piva
Segundo membro da banca: Valverde, Ayrton Senna Couto
Resumo: Introdução: O paciente é fundamental no tratamento fisioterapêutico, para o seguimento da abordagem fisioterapêutica, ser bem-sucedida, é necessário que o paciente esteja integrado à mesma. Geralmente o sucesso da intervenção é julgado segundo medidas clínicas, como a melhora da enfermidade, ganho de força muscular, ou seja, melhora de sinais e sintomas clínicos, contudo, uma das dimensões do processo de recuperação deste indivíduo, é a satisfação deste mediante a terapia, assim, é contemplada a integralidade da saúde. Com uma visão mais humanizada em saúde, onde se olha este paciente de forma integral, são necessárias também ferramentas que avaliem a satisfação dos pacientes com o atendimento e outros fatores que o cercam. Objetivo: Dessa forma, este trabalho tem como objetivo avaliar a satisfação dos pacientes com acometimentos musculoesqueléticos em tratamento nas clínicas escolas do curso de fisioterapia - UFU. Materiais e Métodos: Foi utilizado um questionário contendo 36 perguntas, relacionadas à satisfação quanto ao ambiente, funcionários e outros aspectos relacionados ao tratamento do setor de fisioterapia. Foram distribuídos 100 questionários nos estágios supervisionados do curso de fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia, contemplando as áreas de Fisioterapia aplicada a Traumato-ortopedia e Saúde da Mulher, pois se tratam de áreas ambulatoriais voltadas a acometimentos musculoesqueléticos. Os pacientes receberam o questionário por meio da secretaria do setor e após responderem, foram devolvidos para uma caixa, sem identificação dessa forma, não havendo qualquer contato com os avaliadores. Resultados: Um total de 38 pacientes, responderam ao questionário, sendo 30 participantes do sexo feminino. Foi observada média de idade de 54,5 anos. No geral, 51,52% de respostas definiram o atendimento como excelente, 27% como ótimo e 20,36%, como bom. Sendo os principais pontos de insatisfação a acessibilidade para a clínica e o conforto no ambiente. Conclusão: Foi possível observar que, os pacientes tratados nas clínicas escolas de fisioterapia UFU, estão satisfeitos com o tratamento fisioterapêutico, entretanto, alguns fatores referentes à estrutura das clínicas foram apontados como fatores negativos. Discussão: A relação fisioterapeuta e paciente é um forte indicador de satisfação do paciente, outros estudos apresentam achados semelhantes com os apresentados, comumente é encontrado na literatura valores altos neste domínio, principalmente se comparados a outros domínios. Já em relação ao ambiente, os achados apontaram valores inferiores quanto à frequência de resposta excelente e ótimo, neste aspecto, houveram também as piores classificações, quando questionado sobre a acessibilidade para a clínica, conforto e a e referente à facilidade no agendamento das sessões.
Palavras-chave: Satisfação
Fisioterapia
Ambulatório
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: Oliveira, José Eduardo Teodoro Silva De. Satisfação dos pacientes que utilizam a clínica escola de fisioterapia UFU. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25537
Data de defesa: 14-Jun-2019
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SatisfaçãoPacientesUtilizam.pdf459.24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.