Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25504| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Contribuições do Museu de Biodiversidade do Cerrado (Uberlândia - MG) sobre o bioma Cerrado a alunos do Ensino Médio |
| Autor: | Melo, Gabriel Henrique de |
| Primer orientador: | Nogueira-Ferreira, Fernanda Helena |
| Primer miembro de la banca: | Cunha, Ana Maria Oliveira |
| Segundo miembro de la banca: | Carvalho, Daniela Franco |
| Resumen: | A utilização de espaços não formais de educação vem sendo cada vez mais aceita para a complementação de conteúdos didáticos, corno urna fonte de ampliar os conhecimentos, principalmente nos estudos de Ciências e Biologia. Neste trabalho, objetivou-se investigar a educação em espaços não-formais avaliando o conhecimento de alunos sobre o bioma do Cerrado e principalmente, sobre a inserção do homem no meio ambiente. Foi utilizada para a pesquisa uma visitação ao Museu e Trilha ecológica do Parque Municipal Victório Siquierolli, na cidade de Uberlândia — MG, por 90 alunos concluintes do Ensino Médio. A visita foi precedida pela aplicação de um pré-teste e procedida de um pós-teste. Os espaços não formais de educação foram considerados pelos alunos, corno facilitadores da aprendizagem, podendo complementar e aproximar a teoria estudada em sala de aula e a prática em ambientes naturais. O ser humano não é considerado pelos alunos um animal participante do meio ambiente, o que deve ter relação com a abordagem superficial, ou quase nula que os educadores e os livros didáticos fazem em relação a esse aspecto. Provavelmente quando a população conseguir entender o papel do ser humano na natureza, como participante e modificador dos ecossistemas terrestres, haja urna maior preocupação na preservação do meio ambiente, e por conseqüência, urna melhora significativa nas condições ambientais do planeta. |
| Palabras clave: | Espaços não-formais Cerrado Inserção do homem no ambiente |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | MELO, Gabriel Henrique de. Seleção e caracterização de peptídeos imunorreativos a anticorpos monoclonais contra os 4 subtipos do vírus da dengue por "Phage Display". 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25504 |
| Fecha de defensa: | 16-ene-2007 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ContribuicoesMuseuBiodiversidade.pdf | 1.92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.