Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25504
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Contribuições do Museu de Biodiversidade do Cerrado (Uberlândia - MG) sobre o bioma Cerrado a alunos do Ensino Médio
Autor: Melo, Gabriel Henrique de
Primer orientador: Nogueira-Ferreira, Fernanda Helena
Primer miembro de la banca: Cunha, Ana Maria Oliveira
Segundo miembro de la banca: Carvalho, Daniela Franco
Resumen: A utilização de espaços não formais de educação vem sendo cada vez mais aceita para a complementação de conteúdos didáticos, corno urna fonte de ampliar os conhecimentos, principalmente nos estudos de Ciências e Biologia. Neste trabalho, objetivou-se investigar a educação em espaços não-formais avaliando o conhecimento de alunos sobre o bioma do Cerrado e principalmente, sobre a inserção do homem no meio ambiente. Foi utilizada para a pesquisa uma visitação ao Museu e Trilha ecológica do Parque Municipal Victório Siquierolli, na cidade de Uberlândia — MG, por 90 alunos concluintes do Ensino Médio. A visita foi precedida pela aplicação de um pré-teste e procedida de um pós-teste. Os espaços não formais de educação foram considerados pelos alunos, corno facilitadores da aprendizagem, podendo complementar e aproximar a teoria estudada em sala de aula e a prática em ambientes naturais. O ser humano não é considerado pelos alunos um animal participante do meio ambiente, o que deve ter relação com a abordagem superficial, ou quase nula que os educadores e os livros didáticos fazem em relação a esse aspecto. Provavelmente quando a população conseguir entender o papel do ser humano na natureza, como participante e modificador dos ecossistemas terrestres, haja urna maior preocupação na preservação do meio ambiente, e por conseqüência, urna melhora significativa nas condições ambientais do planeta.
Palabras clave: Espaços não-formais
Cerrado
Inserção do homem no ambiente
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MELO, Gabriel Henrique de. Seleção e caracterização de peptídeos imunorreativos a anticorpos monoclonais contra os 4 subtipos do vírus da dengue por "Phage Display". 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25504
Fecha de defensa: 16-ene-2007
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ContribuicoesMuseuBiodiversidade.pdf1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.