Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25486
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-4123-7031
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Ganho genético estimado para características de peso em bovinos considerando xenotransplante de tecido ovariano fetal
Autor(es): Silva, Rafaella Kelly
Primeiro orientador: Moraes, Giovanna Faria de
Primeiro membro da banca: Silva, Natascha Almeida Marques
Segundo membro da banca: Alvarenga, Paula Batista de
Resumo: Dados de pesagens e genealogia de 1.667 bovinos da raça Brahman foram utilizados para estimar o ganho genético anual para as características peso ao nascimento, peso aos 120 dias, aos 210 dias e aos 550 dias de idade. O ganho genético anual depende diretamente da intensidade de seleção, da herdabilidade e do desvio padrão fenotípico (σa) e inversamente do intervalo médio de gerações. Para as estimativas, foram considerados cinco intervalos de gerações distintos: 0,66 anos (oito meses fetais, considerando xenotransplante de tecido ovariano fetal), 3,75 anos (três anos de vida mais nove meses de vida fetal), 5,75 anos, 7,75 anos e 10,75 anos. Os parâmetros genéticos foram obtidos por modelo animal, via inferência Bayesiana, por Métodos de Monte Carlo via Cadeias de Markov. A estimativa do ganho genético anual para todas as características avaliadas foi superior quando se considerou o intervalo de gerações utilizando xenotransplante de tecido ovariano fetal e inferior ao utilizar 10,75 anos. O xenotransplante de tecido ovariano fetal, ao diminuir o intervalo de gerações, incrementa o ganho genético anual para características de peso, situação fundamental para o melhoramento genético dos rebanhos.
Palavras-chave: Biotecnologias
Bovino de corte
Intervalo de geraçãoes
Melhoramento genético
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Rafaella Kelly. Ganho genético estimado para características de peso em bovinos considerando xenotransplante de tecido ovariano fetal. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25486
Data de defesa: 10-Jun-2019
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GanhoGenéticoEstimado.pdf595.17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.