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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Procedimentos de urgência em odontopediatria: dificuldades do atendimento no serviço de pronto socorro odontológico de Uberlândia
Título(s) alternativo(s): Emergency procedures in pediatric dentistry: difficulties in dental care at dental emergency service of Uberlandia
Autor(es): Avelar, Pedro Nascimento
Primeiro orientador: Turrioni, Ana Paula Hidalgo
Primeiro membro da banca: Prado, Alessandra
Segundo membro da banca: Silva, Marlete
Terceiro membro da banca: Teixeira, Daniela
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar as dificuldades encontradas pelos alunos de graduação, nos atendimentos odontopediátricos de urgência realizados no Pronto Socorro Odontológico do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). Para avaliar as dificuldades, foi utilizado um questionário auto aplicado com os alunos do 7° ao 10° período do curso de Odontologia (n=132), no ano de 2017. O questionário semiestruturado envolveu questões de múltipla escolha, utilizando a escala de Likert para o nível de dificuldade (muito baixa, baixa, moderada, alta e muito alta) considerando as variáveis: procedimentos de exodontia, dentística, endodontia, prescrição medicamentosa e manejo comportamental. Ao final do questionário, foi incluída uma questão aberta, permitindo ao o aluno relatar qualquer outro tipo de dificuldade encontrada durante o atendimento odontopediátrico de urgência. Os resultados apontaram que os alunos do 7° período apresentaram um grau de dificuldade maior na realização de todos os procedimentos quando comparado aos demais períodos, além disso, constatou-se que os procedimentos de endodontia, exodontia e traumatismo foram os que apresentaram maior grau de dificuldade em todos os períodos avaliados. Os procedimentos que apresentaram maior redução no grau de dificuldade entre o 7o e o 10o períodos foram exodontia (redução de 1,6) e dentística (redução de 1,8). A falta de ajuda durante manejo/atendimento pelos professores possuiu alta frequência no relato aberto dos alunos. Foi concluído que existe um alto grau de dificuldade para a realização de procedimentos de urgência odontopediátrica pelos alunos da Faculdade de Odontologia da UFU, que o grau de dificuldade difere entre os períodos da Graduação e que a opinião/percepção dos alunos pode contribuir para a melhoria do ensino de urgência odontopediátrica.
Abstract: The aim of this study was to evaluate the undergraduate students difficulties in emergency dental care at the Dental Emergency Service of the Hospital of Clinics of the Federal University of Uberlandia. (HC-FUU). To evaluate the difficulties, a self-administered questionnaire was applied to students from the 7th to the 10th period of the Dentistry course (n=132), in the year of 2017. The semi-structured questionnaire involved multiple-choice questions, using the Likert scale for the level of difficulty (very low, low, moderate, high and very high) considering the variables: dental extraction, restorative procedure, endodontic procedure, prescription and behavioral management). At the end of the questionnaire, an open question was included, allowing the student to report any other type of difficulty found during emergency dental care. It was showed that the students of the 7th period presented a higher degree of difficulty in performing all the procedures when compared to the other periods; in addition, it was verified that the endodontic procedures, dental extraction and trauma presented the highest degree of difficulty in all evaluated periods. The procedures that presented the greatest reduction in the degree of difficulty between the 7th and 10th periods were dental extraction (reduction of 1.6) and restorative dentistry (reduction of 1.8). The lack of help during the management/ attendance by the Professors had a high frequency in the students' report. It was concluded that there is a high degree of difficulty in performing pediatric emergency procedures by FUU students, that the degree of difficulty differs between the graduation periods and that the students' opinion/perception can contribute to the improvement of emergency education in Pediatric Dentistry.
Palavras-chave: Educação superior
Odontopediatria
Urgência
Education higher
Pediatric Dentistry
Emergencies
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOPEDIATRIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: AVELAR, Pedro Nascimento. Procedimentos de urgência em odontopediatria: dificuldades do atendimento no serviço de pronto socorro odontológico de Uberlândia. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25471
Data de defesa: 31-Mai-2019
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