Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25459
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A eficácia da terapia de contensão induzida em crianças e adolescentes hemiparéticos portadores de paralisia cerebral: revisão literária
Autor(es): Gebran, Isabela Ribeiro
Santos, Sabrina Rodrigues
Primeiro orientador: Dionisio, Jadiane
Primeiro membro da banca: Fatima, Lilian Dornelas de
Segundo membro da banca: Lange, Cristiane
Resumo: Introdução: A hemiparesia é a manifestação mais frequente da paralisia cerebral, caracterizada pelo déficit de metade sagital do corpo. A Terapia de Contensão Induzida ainda é pouco utilizada no tratamento de crianças com paralisia cerebral e tem sido considerada uma técnica de reabilitação da função motora do membro superior parético eficaz, pois promove melhora funcional deste membro (PELLIZZARO, P. et al., 2015). Objetivos: Realizar um levantamento bibliográfico a fim de verificar a eficácia da TCI em crianças e adolescentes portadores de paralisia cerebral com hemiparesia. Metodologia: Foi realizado pesquisas de materiais disponibilizados nas plataformas de dados digitais: PubMed, Scielo, LILACS, PeDro, Cochrane e MEDline, em que foram selecionados 5 estudos - sendo 1 nacional e 4 internacionais. Os estudos encontrados foram publicados entre 2012 e 2019. Os critérios de inclusão dos estudos tiveram por base a Escala PeDro, considerando pontuações acima de 7/11 critérios; Classificação entre A1 a B1 na Escala Qualis, incluir intervenção da TCI em criança/adolescente. Resultados: Os estudos deste levantamento, mostraram que a técnica de Contensão Induzida tem sido empregada com diferentes protocolos, incluindo curto e/ou longo prazo, intervenção ambulatorial e/ou intervenção domiciliar, podendo desta maneira, trazer novas perspectivas para o tema em questão. Todos os estudos selecionados, mostraram que a Terapia de Contensão Induzida teve resultados eficazes, com ganhos e mudanças de padrões motores, independente do protocolo administrado. Conclusão: A TCI mostrou-se eficaz e dentro dos critérios de elegibilidade, pode ser indicada para pacientes com hemiparesia decorrentes da paralisia cerebral. É fundamental mais estudos de neuroimagem nesta área, para que seja determinado um protocolo mínimo de administração da terapia, de forma que correlacione os ganhos motores com o aumento da representação cortical, para que a TCI seja aplicada com ainda mais evidência científica. Palavras-chave: Contensão Induzida, Paralisia Cerebral, Hemiparesia, Constraint Induced, Cerebral Palsy, Paresis, Restraint Physical.
Palavras-chave: Contensão Induzida
Paralisia Cerebral
Hemiparesia
Constraint Induced
Cerebral Palsy
Restraint Physical
Paresis
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GEBRAN,Isabela Ribeiro; SANTOS, Sabrina Rodrigues. A eficácia da terapia de contensão induzida em crianças e adolescentes hemiparéticos portadores de paralisia cerebral: revisão literária. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25459
Data de defesa: 14-Jun-2019
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EficáciaTerapiaContensão.pdf976.22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons