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dc.creatorOliveira, Marcus Vinícius Medeiros-
dc.date.accessioned2019-06-19T21:03:39Z-
dc.date.available2019-06-19T21:03:39Z-
dc.date.issued2019-06-11-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Desenvolvimento de novas vedações para um motor rotativo tipo Twin Rotor Piston. 2019. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Brasil.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25450-
dc.description.abstractThis work presents the development of new gas seals for a Twin Rotor Piston Engine (TRPE). The goal of the work was to design new gas seals in order to reduce the gaps in the sealing grid installed on an TRPE prototype named TRP-VCR. Theorical analyses of dynamic behavior of different rotors and piston seals’ geometries were made. Those that generated smaller areas for leakage through sealing lines were selected. Rectangular seals with overlapped ends were chosen for the pistons. For the rotors, two solutions were proposed: one with bushings and another with axial rings. These two configurations were compared experimentally in a simplified test chamber. The ring configuration was more efficient, then it was chosen. The pressure drop due to radial leakage through the rings is up to 87 % smaller than that through the bushings. It was observed that the circumferential leakage is dominant in the rotor’s sealing lines. A special seal was designed to reduce this leakage. For the appropriate operation of this seal, the radial contact between the inter-rotors ring and its groove must be corrected by adding ovality to the ring’s free shape or by installing a radial spring. Future work should focus on the development of a computational model of seals dynamics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectMotores rotativospt_BR
dc.subjectTwin Rotor Pistonpt_BR
dc.subjectVedaçãopt_BR
dc.subjectTeste experimentalpt_BR
dc.subjectSealingpt_BR
dc.subjectExperimental testpt_BR
dc.subjectRotary enginespt_BR
dc.titleDesenvolvimento de novas vedações para um motor rotativo tipo Twin Rotor Pistonpt_BR
dc.title.alternativeDevelopement of new seals for a Twin Rotor Piston Enginept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Guarato, Alexandre Zuquete-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8624015415156921pt_BR
dc.contributor.referee1Antunes, Arthur Heleno Pontes-
dc.contributor.referee2Leal, José Eduardo Silveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3865345463913468pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o desenvolvimento de novas geometrias de selos de gás para um motor rotativo do tipo Twin Rotor Piston (TRP). O objetivo do trabalho foi projetar novos selos para reduzir as folgas na malha de vedação utilizada em protótipo desse tipo de motor, chamado TRP-VCR. Foram feitas análises teóricas do comportamento dinâmico de várias geometrias de selos para os rotores e pistões. Foram selecionadas aquelas que geravam menores áreas de vazamento nas linhas de vedação. Para os pistões, de seção quadrada, optou-se por utilizar selos retangulares com junções sobrepostas nos vértices da seção do pistão. Duas formas de vedação foram propostas para os rotores: uma com buchas e outra com anéis. As duas configurações foram comparadas experimentalmente em uma câmara de teste simplificada. A configuração com anéis se mostrou mais eficiente e foi selecionada. A perda de pressão por vazamento radial com anéis é até 87 % menor comparada à configuração com buchas. Observou-se que o vazamento circunferencial é predominante nas linhas de vedação do rotor. Um selo especial foi desenvolvido para reduzir esse vazamento. Para seu correto funcionamento, falhas de contato radial do anel entre rotores devem ser corrigidas com a ovalização de sua forma livre ou com a instalação de molas radiais. Trabalhos futuros devem focar na simulação computacional da dinâmica dos selos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration79pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINASpt_BR
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