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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Aceitação sensorial, intenção de compra e cor instrumental das carnes de bovinos novilho jovem e da raça angus embaladas à vácuo
Autor(es): Nunes, Guilherme Mendes Borges
Primeiro orientador: Carrijo, Kênia de Fátima
Primeiro membro da banca: Rezende, Fernanda Marcondes
Segundo membro da banca: Schmidt, Vivian Consuelo Reolon
Resumo: A composição do rebanho bovino brasileiro é em sua maior parte, composta por animais de origem zebuína (Bos indicus), sobretudo por animais da raça Nelore. Em contrapartida, animais com sangue taurino (Bos taurus) vem sendo cada vez mais criados no território brasileiro por possuírem uma qualidade de carne superior, principalmente mais macia, destacando a raça Aberdeen Angus, reconhecida internacionalmente pela maciez, suculência e sabor, resultantes do marmoreio, que caracteriza e diferencia a carne Angus das demais. Além disso, o abate de animais precoces de origem zebuína, também chamados de "Novilho Jovem" vem ganhando mais espaço no Brasil, pois além de serem mais eficientes no sistema de produção, por serem abatido mais precoces e com peso relativamente alto, são animais que possuem boa qualidade de carne, sobretudo quanto à maciez. Com a finalidade de avaliar a maciez das carnes em questão, objetivou-se verificar a percepção dos consumidores de carne quanto à diferenciação sensorial, a aceitação e a intenção de compra de carnes de bovinos das raças Angus e Novilho Jovem embaladas a vácuo, além da avaliação instrumental de cor. Foram avaliadas amostras de carnes embaladas a vácuo de bovinos das raça Angus e Novilho Jovem, disponíveis no comércio varejista de Uberlândia, Minas Gerais, as quais foram assadas e servidas aos provadores. A cor instrumental foi obtida por meio de colorímetro. Verificou-se que há diferença sensorial entre as carnes de bovinos Angus e Novilho Jovem, sendo que a carne de novilho jovem foi a que apresentou maior aceitação global no teste cego, cor e maciez, além de maior intenção de compra. Quando informados sobre qual carne se tratava a amostra, a carne de Angus foi a que teve maior aceitação global, embora a maior intenção de compra era para novilho jovem. Assim, conclui-se que o consumidor pode ter sua opinião influenciada pela embalagem que identifica o produto, cuja escolha nem sempre considera apenas os atributos sensoriais.
Abstract: The composition of Brazilian cattle is mostly composed of animal origin Zebu (Bos indicus), especially for animals nelore.In contrast, animals with blood taurine (Bos taurus) is being increasingly created in Brazil because they have a higher meat quality,top quality meat, mostly softer, highlighting the breed Aberdeen Angus, internationally recognized for tenderness, juiciness and flavor, resulting from the marbling, which characterizes and differentiates the Angus beef from the others.In addition, the slaughter of young animals of zebu, also called "Young Calf" has been gaining more space in Brazil, as well as being more efficient in the production system, being slaughtered earlier and with relatively high weight, are animals that have good quality meat, especially regarding the softness. In order to evaluate the softness of the meat in question, the objective of this work was to verify the perception of meat consumers about the sensory differentiation, acceptance and intention to purchase Angus beef and Calf Young in vacuum-packed, besides the instrumental evaluation of color.Samples of vacuum-packed meats of Angus and Young Calf cattle, available from the retail trade of Uberlândia, Minas Gerais were evaluated,which they were roasted and served to the panelists.The instrumental color was obtained by colorimeter. It was verified that there is sensorial difference between Angus beef and Young Calf beef, being the Calf young meat showed the highest overall acceptance in the blind test, color and softness as well as increased purchase intent. When informed about which meat the sample was treated, Angus beef was the one that had the highest overall acceptance, although most purchase intention was for Calf young. Thus, it is concluded that the consumer may have his opinion influenced by the packaging that identifies the product, whose choice does not always consider only the sensory attributes.
Palavras-chave: Análise sensorial
Carne embalada a vácuo
Análise instrumental
Estudo com consumidores
Bife Ancho
Sensory analysis
Vacuum packed meat
Instrumental analysis
Study with consumers
Broad Beef
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA::INSPECAO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: NUNES, Guilherme Mendes Borges. Aceitação sensorial, intenção de compra e cor instrumental das carnes de bovinos Novilho Jovem e da raça Angus embaladas à vácuo. 2017. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25437
Data de defesa: 21-Jul-2017
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