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dc.creatorFrança, Larissa Regina-
dc.date.accessioned2019-06-19T14:03:48Z-
dc.date.available2019-06-19T14:03:48Z-
dc.date.issued2019-03-26-
dc.identifier.citationFRANÇA, Larissa Regina. Epistemologia e ensino de biogeografia, análises de livros didáticos e práticas pedagógicas para o estudo e conscientização sobre o cerrado brasileiro. 2019. 196 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.684pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25429-
dc.description.abstractThe present dissertation "Epistemology and Teaching of Biogeography, Analysis of Didactic Books and Pedagogical Practices for the Study and Awareness of the Brazilian Cerrado",it has as centrality the reflexive organization of the themes treated in the title, what means that a methodological way was constructed to think and to teach how the dialectical questions of the relation society and Nature, therefore, the epistemological signs based on the overcoming of a fragmented vision of Nature and this contributed effectively to produce geographic knowledge from the biogeographic questions. In a nutshell, the methodological path had as starting point the production of scientific and philosophical knowledge regarding the problems that involve the determination of the concept of Nature and its practical meaning to think and teach. The practical relation of the theoretical conception of Nature implied decidedly in the scientific conception of Biogeography and thereby, promoted this knowledge for the practical reflection of the sense of teaching Geography from Nature. The nature constituted here is based on the epistemological concerns that refer to pedagogical practices. Therefore, in making the sense of nature in geographic science for biogeographical questions we present, not just a gnosiological body, but above all a critical analysis of the textbooks of the 6th year of elementary school and we signal with pedagogical practices a possible way to teach, to do and live biogeographically.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEnsino de Biogeografiapt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectBiogeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEquilíbrio biogeográficopt_BR
dc.subjectCerrados - Brasilpt_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.subjectBiogeography Teachingpt_BR
dc.subjectNaturept_BR
dc.subjectBiogeographic balancept_BR
dc.titleEpistemologia e ensino de biogeografia, análises de livros didáticos e práticas pedagógicas para o estudo e conscientização sobre o cerrado brasileiropt_BR
dc.title.alternativeEpistemology and teaching of biogeography, analyzes of didactic books and pedagogical practices for the study and conscientization about the brazilian closurept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Tulio-
dc.contributor.referee1Junqueira, Maria Beatriz-
dc.contributor.referee2Ferreira, Eduardo Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3236258246854527pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação “Epistemologia e Ensino de Biogeografia, Análises de Livros Didáticos e Práticas Pedagógicas para o Estudo e Conscientização sobre o Cerrado Brasileiro” tem como centralidade a organização reflexiva dos temas tratados no título, isso significa que foi construído um caminho metodológico para pensar e ensinar quanto as questões dialéticas da relação sociedade e Natureza, deste modo, as sinalizações epistemológicas fundamentaram a superação de uma visão fragmentada de Natureza e essa contribuiu eficazmente para produzirmos conhecimentos geográficas a partir das questões biogeográficas. Neste sentido, o caminho metodológico teve como ponto de partida a produção do conhecimento científico e filosófico quanto aos problemas que envolvem a determinação do conceito de Natureza e sua acepção prática para pensar e ensinar. A relação prática da concepção teórica de Natureza implicou decididamente na concepção científica de Biogeografia e; assim, promoveu esse conhecimento para a reflexão prática do sentido de ensinar Geografia a partir da Natureza. A Natureza aqui constituída é fundamentada pelas preocupações epistemológicas as quais referendam as práticas pedagógicas. Portanto, ao efetuar o sentido da Natureza na ciência geográfica pelas questões biogeográficas apresentamos não apenas um corpo gnosiológico, mas, sobretudo, uma análise crítica dos livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental e sinalizamos com as práticas pedagógicas um caminho possível para ensinar, fazer e viver biogeograficamente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.sizeorduration196pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.684pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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