Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25420
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, João Pedro Andrade-
dc.date.accessioned2019-06-17T16:13:47Z-
dc.date.available2019-06-17T16:13:47Z-
dc.date.issued2019-03-08-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, João Pedro Andrade. Utilização de algoritmos para controle de processos. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25420-
dc.description.abstractIn an increasingly competitive world, companies need to be always looking for techniques and new concepts to enhance their processes. The Lean Manufacturing philosophy is a response to those needs it consists in the pursuit of continuous improvement through different procedures, including the elimination of waste. In this context, this essay contemplates the development of a rail loading analysis tool with the purpose of improving the process that is carried out in a railway company, aiming the reduction of the time spent in data processing and elimination of rework. The model is developed in Visual Basic Applications language, known as VBA. The system was applied in a real situation that corresponds to the system of grain transport constituted by Ferrovia Centro-Atlântica, Estrada de Ferro Vitória-Minas and by the port of Tubarões. The results show that the use of algorithms for process control is very efficient, since it increases the reliability of the data and facilitates the daily life of the collaborators.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFerroviapt_BR
dc.subjectCarregamento Ferrováriopt_BR
dc.subjectAnálise de dadospt_BR
dc.subjectVisual Basic Applicationspt_BR
dc.subjectRailway Loadingpt_BR
dc.subjectLean Manufacturingpt_BR
dc.titleUtilização de algoritmos para controle de processospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sales, Wisley Falco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6214233322537821pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Eder Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5468544925219093pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Leonardo Rosa Ribeiro da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7676004124949982pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0434496569280626pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEm um mundo cada vez mais competitivo as empresas precisam estar sempre buscando técnicas e novos conceitos para aperfeiçoarem seus processos. A filosofia Lean Manufacturing vai de encontro a essa necessidade por pregar a busca da melhoria contínua através de técnicas, procedimentos e eliminação de desperdícios. Neste contexto, esse trabalho contempla o desenvolvimento de uma ferramenta de análise do carregamento ferroviário com o propósito de aperfeiçoar o processo que é realizada em uma empresa do setor ferroviário, buscando reduzir o tempo de tratamento dos dados e eliminando o retrabalho. O modelo é desenvolvido em linguagem Visual Basic Applications, conhecido como VBA. O sistema foi aplicado em uma situação real que corresponde ao sistema de transporte de grãos constituído pela Ferrovia Centro-Atlântica, Estrada de Ferro Vitória-Minas e pelo porto de Tubarões. Os resultados mostram que a utilização de algoritmos para o controle de processo é muito eficiente, uma vez que aumenta a confiabilidade dos dados e facilita o cotidiano dos colaboradores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration37pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UtilizaçãoAlgoritmosControle.pdfTCC1.56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.