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dc.creatorSilva, Higor Luis-
dc.date.accessioned2019-06-17T12:04:14Z-
dc.date.available2019-06-17T12:04:14Z-
dc.date.issued2019-04-09-
dc.identifier.citationSILVA, Higor Luis. Contributions to conceptual design of electric and hybrid-electric aircraft. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.26 .pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25418-
dc.description.abstractO trabalho de pesquisa realizado busca estudar como a definição de um sistema propulsivo híbrido impacta no projeto conceitual de aeronaves elétricas e híbridas. Em virtude das metas de redução de poluentes, ruídos e outras questões ambientais que são definidas por organizações internacionais, este tema de pesquisa tem se tornado muito relevante atualmente, sendo foco de trabalhos recentes em todo o mundo. Neste contexto, foram apresentadas as principais arqui- teturas que formam os sistemas propulsivos híbridos, destacando suas vantagens e limitações, e foram listados exemplos de protótipos de aeronaves que já realizaram o primeiro voo, além de projetos que ainda estão em desenvolvimento. Em seguida, foram retratados os conceitos relativos a sistemas de propulsão distribuída (DP) e como seus efeitos aero-propulsivos podem influenciar no projeto conceitual final. Um método para construção de diagrama de restrições foi descrito e uma aeronave do tipo thin haul foi escolhida para ser o exemplo de aplicação. Os resultados mostraram uma melhora aerodinâmica devido ao DP, o que resultou em um aumentou do espaço viável de projeto, permitindo asas e conjuntos propulsivo menores. Além disso, foi proposta uma abordagem de dimensionamento por energia de fase de missão típica para estimar os pesos dos componentes da aeronave. A análise paramétrica mostrou que a missão exigida e a tecnologia de baterias atual é crucial para dimensionar a aeronave. Não obstante, foram apresentados os principais efeitos da eletrificação no projeto de aeronaves, juntamente com os desafios atuais e necessidades tecnológicas esperadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectAircraft designpt_BR
dc.subjectHybrid-electric aircraftpt_BR
dc.subjectConstraint diagramspt_BR
dc.subjectEnergy sizingpt_BR
dc.subjectOptimizationpt_BR
dc.subjectProjeto de aeronavespt_BR
dc.subjectAeronaves híbridaspt_BR
dc.subjectDiagrama de restriçõespt_BR
dc.subjectDimensionamento por energiapt_BR
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectAeronaves - Projetopt_BR
dc.subjectAerodinâmicapt_BR
dc.subjectEnergia - Dimensionamentopt_BR
dc.titleContributions to conceptual design of electric and hybrid-electric aircraftpt_BR
dc.title.alternativeContribuições ao Projeto Conceitual de Aeronaves Elétricas e Híbridaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Sanches, Leonardo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6978425622746671pt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Thiago Augusto Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0859338195145281pt_BR
dc.contributor.referee1Trapp, Luis Gustavo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3211286468015601pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Franciso José de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1257320066520278pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2478587933474876pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoThe developed research work seeks to study how the definition of a hybrid propulsion system impacts on the conceptual design of full-electric and hybrid-electric aircraft. Due to the targets of reducing pollutants and other environmental issues defined by international organizations, this research theme has become very relevant recently, being the focus on current works around the world. In this context, the main architectures that form the hybrid propulsive systems were presented, highlighting their advantages and limitations, and examples of prototypes of aircraft that have already performed the first flight were listed, as well as projects that are still under development. Then, concepts related to distributed propulsion systems (DP) were presented and how their aerodynamic effects can influence the final conceptual design. A method for constructing a constraint diagram has been described and a thin haul aircraft has been chosen to be the application example. The results showed an aerodynamic improvement due to the DP, which increased the design feasible space, allowing smaller wings and powertrain. Furthermore, an energy sizing approach was proposed to estimate the weight breakdown of the aircraft, whereas a parametric analysis showed that the required mission and the current battery technology is crucial to size the aircraft. Moreover, the main effects of electrification on aircraft design were presented, along with the current challenges and expected technology needs.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration128pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::PROPULSAO AEROESPACIALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::SISTEMAS AEROESPACIAIS::AVIOESpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.26pt_BR
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Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

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