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dc.creatorFrança, Lucas Rodrigues-
dc.date.accessioned2019-06-13T19:15:33Z-
dc.date.available2019-06-13T19:15:33Z-
dc.date.issued2017-08-02-
dc.identifier.citationFRANÇA, Lucas Rodrigues. Otimização de processos produtivos na indústria frigorífica via ferramentas de gestão e qualidade. 2017. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25414-
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectFerramentas de gestãopt_BR
dc.subjectCiclo PDCApt_BR
dc.subjectReclamaçõespt_BR
dc.subjectLinguiças cozidaspt_BR
dc.titleOtimização de processos produtivos na indústria frigorífica via ferramentas de gestão e qualidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sales, Wisley Falco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6214233322537821pt_BR
dc.contributor.referee1Fiocchi, Arthur Alves-
dc.contributor.referee2Silva, Leonardo Rosa Ribeiro Da-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA aplicação de ferramentas de gestão com o objetivo de melhoria em processos já existentes é prática comum no mundo empresarial de hoje por possuírem uma ampla gama de abrangência e conseguir resultados consideráveis para as organizações. Este projeto consiste em aplicar algumas ferramentas de gestão no modelo do Ciclo de PDCA (Plan; Do; Check and Action) afim de reduzir o número de registros de reclamações na linha de linguiças cozidas de uma indústria frigorífica situada na cidade de Uberlândia (MG). O trabalho deu início fazendo um estudo sobre o processo de fabricação para melhor entendimento do processo produtivo. No levantamento do histórico do problema, estratificou-se os registros de reclamações por causa, tipo, produto, data de fabricação, entre outros aspectos. Em posse dessas informações, foi evidenciado o real aumento do número de reclamações nesta linha, podendo assim ser estabelecida a meta para o projeto. Na sequência, os dados de reclamações foram destrinchados em diversos gráficos de Pareto de modo a facilitar a visualização dos principais problemas encontrados hoje nesta linha de produção. Após diversas análises foi verificado que mais de 74% das reclamações eram provenientes de apenas três causas: perda de vácuo da embalagem, produtos com coloração escura e produtos ou embalagem contendo algum corpo estranho de plástico. Sabendo quais eram os principais problemas, a próxima etapa foi o levantamento das causas possíveis através do diagrama de Ishikawa, onde um grupo de pessoas de diferentes setores da empresa opinaram dizendo os motivos pelos quais estes problemas aconteciam. Após a definição de todas as possíveis causas, este mesmo grupo elaborou uma votação de modo a priorizar as causas de definir as causas mais influentes para estes problemas. Realizada a votação, foi elaborado um plano de ação para cada um dos três problemas levantados. Executadas as tarefas do plano de ação, mais dados de reclamações foram coletados e comparados com os dados iniciais. O resultado dos planos de ação foi satisfatório para dois dos três planos elaborados. O índice de reclamações por perda de vácuo sofreu um aumento durante os dois primeiros meses após a execução do plano, saindo de 71 reclamações em abril, para 113 em maio e 125 em junho. Para o plano de redução de reclamações por coloração escura o resultado foi bem diferente, onde o número de registros diminuiu de 41 em abril para apenas 3 em junho, ou seja quase 93%. Um resultado positivo também é observado quando analisado os dados de reclamações por corpo estranho (plástico). O registro de 17 em abril, chegou a sofrer um aumento em maio, atingindo ii 28 reclamações. Porém este mesmo índice em junho fechou em apenas 13 reclamações. Comparando os meses de junho e maio, tem-se uma redução de 54%. Como trabalho futuro, é recomendado aplicar o método do Ciclo PDCA novamente na linha de linguiças cozidas, com o mesmo intuito: reduzir o índice de reclamações, porém com foco apenas na perda de vácuo da embalagem, problema este que atualmente representa 78% das reclamações no mês de julho de 2017.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration75pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Mecânica

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