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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Ensino de contabilidade pública: um estudo no ensino superior no estado de Minas Gerais
Título(s) alternativo(s): Teaching of public accouting: an study in higher education in the state of Minas Gerais
Autor(es): Cabral, Natielli Pereira Santos
Primeiro orientador: Andrade, Maria Elisabeth Moreira Carvalho
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar se os conteúdos de ensino do Curso de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior - IES do Estado de Minas Gerias estão alinhados ao proposto pelas Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público - NBCASP. Para tanto, analisou-se o conteúdo programático e a ementa dos cursos de Ciências Contábeis de Minas Gerais. A amostra foi formada por 32 instituições públicas e privadas que ofertam o curso na modalidade presencial, perfazendo um percentual de 47% das IES. A coleta foi de abril a outubro de 2016, tendo sido adotado o modelo proposto por Maciel et al. (2015) em estudo similar no Estado do Rio Grande do Sul, com a criação do Índice de Aderência – INBCASP. Para análise dos dados, fez-se uso de estatística descritiva e análise das diferenças entre as médias por meio da Anova. Os resultados revelaram um índice de aderência de 40,9%, sendo possível concluir, portanto, que é necessária uma atualização das IES de Minas Gerais com o objetivo de preparar os discentes para as exigências do mercado de trabalho. Vale ressaltar que outras normas entraram em vigor em janeiro de 2017, as quais, mais uma vez, demandarão ajustes nas grades curriculares do ensino de Contabilidade Pública.
Abstract: The purpose of this study was to analyze whether the teaching contents of the Accounting Sciences Course of Higher Education Institutions (IES) of the State of Minas Gerais are in line with the Brazilian Dtandars Applied to the Public Sector (NBCASP). In order to do so, we analyzed the programme contents of the courses in Accounting Sciences of Minas Gerais, the sample was formed by 32 public and private institutions, which presented the course in the classroom teaching modality, making up a percentage of 47% of IES. The collection was from April to October 2016. The model proposed by Maciel et al. (2015) in a similar study in the state of Rio Grande do Sul, with the creation of the Adhesion Index - INBCASP. For the analysis was done using statistics and analysis of the differences between the means through Anova. The results showed an adhesion index of 40.9%. Therefore, it is necessary to update the IES of Minas Gerais in order to prepare students for the demands of the labor market. It is worth mentioning that more norms came into force in January 2017 and once again will require adjustments in the curricula of Public Accounting teaching.
Palavras-chave: Instituições de Ensino Superior
Minas Gerais
Ensino Contabilidade Pública
Higher education institutions
Teaching Public Accounting
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Maria Luiza. Ajuste de distribuição de probabilidades de variáveis de custo fixo. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25293
Data de defesa: Jan-2019
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis

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