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dc.creatorMarques, Eduardo Henrique de Freitas-
dc.date.accessioned2019-05-29T15:54:19Z-
dc.date.available2019-05-29T15:54:19Z-
dc.date.issued2019-02-27-
dc.identifier.citationMARQUES, Eduardo Henrique de Freitas. Movimentos sociais estudantis no Brasil em fins de 2016: Uma análise das ocupações escolares em Ituiutaba - MG. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.952pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25278-
dc.description.abstractThe present study is a result of the Master Degree on the Education Research Program of the Federal University of Uberlândia, linked to the research line "Work, Society and Education" and seeks to present and analyze aspects that involve students’ occupations that occurred in Brazil at the end of 2016. We seek to present questions that involve the current youth present in the public High School system in Brazil and, shortly after we developed an analysis of the occupations that occurred in the state of São Paulo in 2015, against the closure of schools and the relocation of students, an event that served as the basis and inspiration for the occupation movements that occurred in Brazil later. Based on these questions, we discussed the occupations in Brazil and then focused our dissertation in the city of Ituiutaba - Minas Gerais, where two, out of the four existing High Schools \in the city, took part in the occupation process, representing a significant half percentage. After the presentation of the city and the two schools, we observed two virtual pages, linked to the social network Facebook, which were created specifically to publicize, propagate and report the events that occurred in the daily routine of the occupations. Finally, we present interviews with four participants of the occupations in Ituiutaba - Minas Gerais, seeking to report their opinions and experiences they had in the two occupied schools. Thus, we hope to contribute to research involving issues related to youth, school occupations, and ways of student organization and reports of experience with occupation movements.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectOcupações Estudantispt_BR
dc.subjectStudent Occupationspt_BR
dc.subjectFormas de organizaçãopt_BR
dc.subjectWays of organizationpt_BR
dc.subjectLuta por direitospt_BR
dc.subjectFight for rightspt_BR
dc.subjectNovas tecnologiaspt_BR
dc.subjectNew technologiespt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.subjectMovimentos sociais juvenispt_BR
dc.subjectInterviewspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectSocial networks onlinept_BR
dc.subjectMovimento da juventudept_BR
dc.subjectYouth Movementpt_BR
dc.subjectMovimentos estudantispt_BR
dc.subjectStudent Movementspt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectSocial movementspt_BR
dc.titleMovimentos sociais estudantis no Brasil em fins de 2016: Uma análise das ocupações escolares em Ituiutaba - MGpt_BR
dc.title.alternativeAnalyze aspects that involve students’ occupations that occurred in Brazil at the end of 2016.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Previtali, Fabiane Santana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8154680248919577pt_BR
dc.contributor.referee1Rego, Thaís Cristina Figueiredo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0710091495429308pt_BR
dc.contributor.referee2Morais, Sérgio Paulo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1338723525544602pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6183116484798709pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é fruto da pesquisa de Mestrado em Educação do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, vinculado à linha de pesquisa “Trabalho, Sociedade e Educação”. Buscamos apresentar e analisar aspectos que envolvem as ocupações estudantis ocorridas, no Brasil, no final do ano de 2016. Questões que envolvem a juventude atual presente na rede pública de Ensino Médio no Brasil e, logo após, desenvolvemos uma análise sobre as ocupações que ocorreram no estado de São Paulo, em 2015, contra o fechamento de escolas e remanejamento de alunos, evento que serviu de base e inspiração para os movimentos de ocupação que ocorreram no Brasil posteriormente. A partir destas questões, discorremos sobre as ocupações no Brasil e, em seguida, focamos nossa dissertação na cidade de Ituiutaba - Minas Gerais, cidade em que duas escolas de Ensino Médio participaram do processo de ocupação, representando a metade do número de escolas que ofereciam Ensino Médio na cidade. Após a apresentação da cidade e das duas escolas, partimos para a observação de duas páginas virtuais, ligadas à rede social Facebook, criadas especificamente para divulgar, propagar e relatar os acontecimentos que ocorriam no dia a dia das ocupações. Por fim, discutimos quatro entrevistas realizadas com participantes das ocupações em Ituiutaba – Minas Gerais, buscando relatar suas opiniões e experiências vividas nas duas escolas ocupadas. Assim, esperamos contribuir para as pesquisas que envolvem questões relacionadas à juventude, ocupações escolares, formas de organização estudantil e relatos de experiência com os movimentos de ocupação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration88pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.952pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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