Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25258
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Classificação de traços de personalidade através de Linguagem Natural aplicada a ambientes virtuais de aprendizagem |
Autor: | Travizan Neto, Angelo |
Primer orientador: | Fernandes, Márcia Aparecida |
Primer miembro de la banca: | Lopes, Carlos Roberto |
Segundo miembro de la banca: | Silva, Anilton Joaquim da |
Resumen: | Em um contexto de aprendizagem colaborativa mediada por computador, é relevante a inserção de metodologias de formação de grupos (agrupamento) de estudantes para que as interações entre os mesmos possam conduzir à melhoria do aprendizado. O projeto de pesquisa, no qual se insere este trabalho, consiste na identificação dos traços de personalidade do aprendiz através de Linguagem Natural. A partir destes, será possível predizer as melhores formações de grupos. Para tanto, foi feita uma coleta de textos escritos por estudantes, para então classificar seus traços de personalidade, de acordo com o modelo Big Five. Assim, após o processamento do texto, utilizando a biblioteca NLTK disponível em Python, foi realizada a categorização das palavras úteis mineradas do texto, utilizando o dicionário LIWC. Os percentuais de cada categoria de palavra presentes no texto permitem identificar os traços de personalidade do estudante, utilizando algum algoritmo de classificação. Ressalta-se que o modelo Big Five já tem sido associado à formação de grupos e que a obtenção de textos escritos em ambientes virtuais de aprendizagem é viável, já que contêm ferramentas como chats e fóruns. Assim, este trabalho poderá ser inserido nestes ambientes a fim de prover informações para a composição de grupos. |
Abstract: | In a context of collaborative computer-mediated learning, it is important to include groups formation methodologies (grouping) of students so that interactions between them can lead to the improvement of learning. The research project, in which this work is inserted, consists of identifying the personality traits of the learner through Natural Language. From these, it will be possible to predict the best group formations. To do so, a collection of texts written by students was made, to then classify their personality traits, according to the Big Five model. Thus, after processing the text using the NLTK library available in Python, the categorization of the useful words mined in the text was performed using the LIWC dictionary. The percentages of each category of word present in the text allow to identify the traits of personality of the student, using some classification algorithm. It should be emphasized that the Big Five model has already been associated with the formation of groups and that obtaining texts written in virtual learning environments is feasible, since they contain tools such as chats and forums. Thus, this work can be inserted in these environments in order to provide information for group composition. |
Palabras clave: | Algoritmos de classificação Linguagem Natural Traços de Personalidade Classify Algorithm Natural Language Personality Traits |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | TRAVIZAN NETO, Angelo. Classificação de Traços de Personalidade Através de Linguagem Natural Aplicada a Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2017. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25258 |
Fecha de defensa: | 2-ago-2017 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciência da Computação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ClassificaçãoDeTraços.pdf | 365.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.