Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25156
Tipo do documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Qualidade e equidade da educação e crescimento econômico na Amazônia Brasileira |
Título(s) alternativo(s): | Quality and equity of education and economic growth in the Brazilian Amazon |
Autor(es): | Vieira, Ednando Batista |
Primeiro orientador: | Saiani, Carlos Cesar Santejo |
Primeiro membro da banca: | Franco, Ana Maria de Paiva |
Segundo membro da banca: | Castro, Marcelo Araújo |
Terceiro membro da banca: | Pazello, Elaine Toldo |
Quarto membro da banca: | Menezes, Rafael Terra de |
Resumo: | Os nove estados brasileiros que compõem a Amazônia Legal apresentam indicadores econômicos e sociais abaixo da média nacional, mesmo estando inseridos em uma região rica em recursos naturais. Seu território é bastante significativo, ocupando uma área correspondente a 59% do território nacional, onde vivem 13% da população do país. No campo educacional a região também apresenta os piores resultados nos exames de proficiência aplicados pelo Governo Federal, além de possuir escolas com infraestrutura precária ao se comparar com o restante do Brasil. É sabido que uma população mais educada tende a apresentar melhores indicadores de produtividade no trabalho, levando ao crescimento no nível da renda e da qualidade de vida, além de aumentar a conscientização ambiental, ocasionando menor degradação do meio ambiente, o que é um fator relevante, dadas as características da região. Isto posto, este trabalho tem o intuito de investigar os fatores que influenciam no nível de aprendizado da população amazônica e como a educação formal impacta na renda da população e no crescimento econômico observado na região. Para tanto, utilizando microdados educacionais da Prova Brasil de 2015 e de dados municipais, foram empregadas técnicas econométricas de Mínimos Quadrados Ordinários para gerar um indicador de Desigualdade de Oportunidade Educacional; de modelagem multinível para determinar os efeitos da escola e do município nas notas dos alunos na Prova Brasil, e; modelos em Painel para analisar o crescimento econômico nos municípios da Amazônia. Os resultados indicam que os nove estados da região apresentam as maiores desigualdades de oportunidade educacional e estas são causadas principalmente por questões econômicas e educacionais da família e por reprovação prévia na escola; também foi observado que a maior influência no desempenho na Prova Brasil é devido a questões pessoais e familiares do estudante, e tanto fatores escolares quanto regionais influenciam muito pouco, o que difere do observado para o Estado de São Paulo (utilizado como referência) onde variáveis relacionadas com os professores são relevantes para a nota do aluno, e; por fim, o crescimento econômico dos municípios da Amazônia Legal é pouco influenciado pelo Estoque de Capital Humano da população e o desmatamento influencia de forma positiva o crescimento do PIB municipal. |
Abstract: | The nine Brazilian states at the Legal Amazon present economic and social indicators below the national average, even though they are inserted in a region rich in natural resources. Its territory is quite significant, occupying an area corresponding to 59% of the national territory, where live 13% of the population of the country. In the educational field, the region also presents the worst results in the proficiency tests applied by the Federal Government, in addition to having schools with precarious infrastructure when comparing with the rest of Brazil. It is well known that a more educated population tends to present better indicators of labor productivity, leading to growth in the level of income and quality of life, in addition to increasing environmental awareness, leading to less degradation of the environment, which is a relevant factor , given the characteristics of the region. This paper aims to investigate the factors that influence the level of learning of the Amazonian population and how formal education impacts the income of the population and the economic growth observed in the region. Based on that, using educational microdata from the Prova Brasil 2015 and from municipal data, econometric techniques of Ordinary Least Squares were used to generate an indicator of Inequality of Educational Opportunity; multilevel modeling to determine the effects of the school and the municipality on the students' scores in the Prova Brasil, and; models in Panel Data to analyze the economic growth in the cities of the Amazon. The results indicate that the nine states of the region present the greatest inequalities of educational opportunity, and these are mainly caused by economic and educational issues of the family and by previous disapproval in school; it was also observed that the greatest influence on performance in the Prova Brasil is due to personal and family issues of the student, and both school and regional factors influence very little, which differs from that observed for the State of São Paulo (used as reference) where variables related to teachers are relevant to the student's grade, and; Finally, economic growth in the municipalities of the Legal Amazon is little influenced by the Human Capital Stock of the population and deforestation has a positive influence on the growth of municipal GDP. |
Palavras-chave: | Educação Amazônia Legal Crescimento econômico Education Legal Amazon Economic growth Economia Amazônia - Crescimento econômico Amazônia - Desenvolvimento regional Educação – Amazônia |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS::CAPITAL HUMANO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Economia |
Referência: | VIEIRA, Ednando Batista. Qualidade e equidade da educação e crescimento econômico na Amazônia Brasileira. 2019. 174 f. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.926. |
Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.926 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25156 |
Data de defesa: | 12-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | TESE - Economia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
QualidadeEquidadeEducação.pdf | 1.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.