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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25146
Tipo do documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O ativismo negro por meio do cinema: ações e representações dentro e fora das telas |
Título(s) alternativo(s): | The black activism through the cinema: actions and representations on and off the screens |
Autor(es): | Nganga, João Gabriel do Nascimento |
Primeiro orientador: | Carneiro, Maria Elizabeth Ribeiro |
Primeiro membro da banca: | Fonseca, Dagoberto José |
Segundo membro da banca: | Carmo, Luiz Carlos do |
Terceiro membro da banca: | Vianna, Cíntia Camargo |
Quarto membro da banca: | Ribeiro Júnior, Florisvaldo Paulo |
Resumo: | Neste trabalho de pesquisa, reuni obras da historiografia e da filmografia - filmes, entrevistas e editais - com o objetivo de compreender as formas e caminhos percorridos por cineastas negras e negros que resultaram em práticas de um ativismo político que aparece contemporaneamente exercido “dentro” e “fora” das telas de cinema. Um dos motivos que me levou a escolher certas obras e autores/as como objetos-sujeitos de pesquisa, negras/os que atuam “por trás” das câmeras de cinema, tanto quanto seus filmes, foi o anseio por entender como esses indivíduos colocam “dentro” das telas temáticas relevantes para a sociedade, em particular para a população negra, principalmente no que tange à problematização do racismo em suas múltiplas manifestações. Para analisar o deslocamento da narrativa e o processo de produção de obras cinematográficas que encenam e dão a ler a historicidade da problemática racial no audiovisual. Procurei recortar e dar visibilidade a um conjunto significativo de cineastas negras/os, brasileiras/os e norte-americanas/os, e suas produções. Ao longo do trabalho de análise dos materiais reunidos, discuto o percurso histórico do Cinema Negro no Brasil e nos Estados Unidos da América com a intenção de compreender semelhanças, aproximações e distanciamentos, entre elas, as diferenças entre Cinema Negro e cinema com temática negra, bem como as possibilidades de empoderamento de sujeitos sociais (no) e por meio do cinema. No exercício dessas reflexões, entre outros resultados, observo que existe hoje um movimento do Cinema Negro que, de diferentes formas, amadurece e articula-se para que as produções cinematográficas desse movimento sejam difundidas, assistidas e reconhecidas enquanto um gênero cinematográfico. Nesse sentido, trata-se sobretudo de um movimento político que contribui vigorosamente para a transformação da vida de muitos sujeitos e dos códigos que instituem e reiteram exclusões e desigualdades históricas nas telas do imaginário social. |
Abstract: | In this research, I analyze historiography and filmography sources, namely, films, interviews, and government project grants to understand how Black filmmakers developed practices of political activism exercised “on-screen” and “off-screen” of the contemporary Brazilian and North American cinema. The subjects of this research are Black people that are “behind” the cameras, as well as their films. I investigate how these individuals recreate relevant themes (or subjects) for society, in particular for the Black population, on screen and considering especially the problematization of racism in its multiple manifestations. While analyzing the selected narratives and their production processes, I tried to select and give visibility to a significative group of Black Brazilian and Black North American filmmakers. For the most part, these works of cinematography demonstrate the historicity of the racial problematic in audiovisual format. Throughout this dissertation, I discuss the historical path of Black Cinema in Brazil and in the United States of America aiming to point out similarities, approximations and possible dialogues between them. Through that approach, I consider relevant differences between Black Cinema and black-themed cinema, as well as empowerment, that is, the process of enlargement of social and political possibilities for Black subjects (in) and through cinema. Along the reflections (or among findings), I observe that, nowadays, there is a Black Cinema movement that is improving in different ways. The cinematographic productions within this social movement have been widely shared, watched and recognized as a cinematographic genre. In this sense, it can be seen precisely as a political movement that contributes vigorously to the transformation of the lives of black people in the Americas as well as to the deconstruction of codes that have established and reiterated historical exclusions and inequalities in society. |
Palavras-chave: | Cinema negro Black cinema Ativismo Activism Antirracismo Anti-racism Brasil Brazil Estados Unidos da América United States of America História History Atores e atrizes de cinema - Brasil Actors and actress of the cinema - Brazil Atores negros - Brasil Black actors - Brazil Cinema - Aspectos políticos Cinema - Political aspects |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em História |
Referência: | NGANGA, João Gabriel do Nascimento. O ativismo negro por meio do cinema: ações e representações dentro e fora das telas. 2019. 199 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.903. |
Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.903 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25146 |
Data de defesa: | 26-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | TESE - História |
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