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dc.creatorBarros, Leander Alfredo da Silva-
dc.date.accessioned2019-05-13T18:07:25Z-
dc.date.available2019-05-13T18:07:25Z-
dc.date.issued2018-03-02-
dc.identifier.citationBARROS, Leander Alfredo da Silva. O prazer na filosofia de Platão: algumas considerações a partir da leitura do Filebo. 2018. 222 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.986.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25145-
dc.description.abstractThis work aims to analyse the platonic conceptions around the theme of pleasure, notably those presented in the Philebus dialogue. I intend throughout the text to highlight some of the possible interpretations about the primordial question that surrounds the dialogue under analysis, which consists mainly in the reflection on the "good life" (βίον εὐδαιμονα). The thematic axis of our interpretative effort falls on the theme of pleasures and fundamentally on the ethical content presented during the work. For the exhaustive analysis of pleasure (ἠδονὴ), which occupies most of the discussion, results in an even more meaningful investigation around what should be elected as the "best kind of life" (γένος) by both interlocutors of this argumentative movement. The philosophical life which, perhaps, will characterize the lifestyle preferable to men, cannot disregard the relevance of pleasure, being in this case a “mixed life” (μεικτόν βίον), composed by pleasure (ἠδονὴ) and reflection (φρόνεσις). Therefore, if pleasures and knowledge seem to be present in the definition of the best kind of life: (i) the "calculation" of pleasures results in an important configuration of the scale of values relative to the constitution of mixed life; and, (ii) the very conception of the dialectic (a task pertinent to the philosopher), reaches an even more surprising and relevant meaning in the argumentation, that is, in defining itself as the fundamental reflexive exercise of "measure" (μέτρον) (between limited and unlimited) in human deliberations, and, by the way, aim at good and happiness.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlatãopt_BR
dc.subjectPlatopt_BR
dc.subjectPrazerpt_BR
dc.subjectPleasurept_BR
dc.subjectFilebopt_BR
dc.subjectPhilebuspt_BR
dc.subjectVida Boapt_BR
dc.subjectGood lifept_BR
dc.subjectDialéticapt_BR
dc.subjectDialecticpt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectPhilosophypt_BR
dc.titleO prazer na filosofia de Platão: algumas considerações a partir da leitura do Filebopt_BR
dc.title.alternativePleasure in Plato's philosophy: some considerations from reading of the Philebuspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Xavier, Dennys Garcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2763492704125961pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Eliane Christina de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5658382257368048pt_BR
dc.contributor.referee2Mendonça, Fernando Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2376997544214656pt_BR
dc.contributor.referee3Silva Neto, Sertório de Amorim e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4737157813005700pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar as concepções platônicas em torno do tema do prazer, notadamente aquelas apresentadas no diálogo Filebo. Pretendo, ao longo do texto, evidenciar algumas das possíveis intepretações acerca da questão primordial que envolve o diálogo em análise, que consiste prioritariamente na reflexão sobre a “vida feliz” (βίον εὐδαιμονα). O eixo temático deste nosso esforço interpretativo recai sobre a temática dos prazeres e fundamentalmente sobre os conteúdos éticos apresentados no decorrer da obra. A exaustiva análise do prazer (ἠδονὴ), que ocupa maior parte da discussão, resulta numa investigação ainda mais significativa em torno daquele que deverá ser eleito como o “melhor gênero de vida” (γένος) por ambos os interlocutores deste movimento argumentativo. A vida filosófica que, porventura, caracterizará este estilo de vida preferível aos homens, não pode desconsiderar a relevância do prazer, sendo, neste caso, uma “vida mista” (μεικτόν βίον), composta por prazer (ἠδονὴ) e reflexão (φρόνεσις). Portanto, se prazeres e conhecimentos parecem estar presentes na definição do melhor gênero de vida: (i) o “cálculo” dos prazeres resulta numa importante configuração da escala de valores relativos à constituição da vida mista; e (ii) a própria concepção de dialética (tarefa pertinente ao filósofo), alcança um significado ainda mais surpreendente e relevante na argumentação, isto é, ao configurar-se como o exercício reflexivo fundamental acerca da “medida” (μέτρον) (entre limitado e ilimitado) nas deliberações humanas, e, que por sinal, visam o bem e a felicidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiapt_BR
dc.sizeorduration235pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::HISTORIA DA FILOSOFIApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.986pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
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