Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25131
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Efeito dos extratos brutos aquosos de Artemisia absinthium L. (Compositae), Lippia camara L. (Verbanaceae) e Bryophyllum sp (Crassulaceae) sobre a estabilidade de eritrócitos humanos
Autor(es): Freitas, Mariana Vaini de
Primeiro orientador: Silva, Nilson Penha
Primeiro membro da banca: Facury Neto, Miguel Antônio
Segundo membro da banca: Firmino, Cyntia Barbosa
Resumo: Esse trabalho analisou os efeitos dos extratos brutos aquosos de Artemisia absinthium L. (Compositae), Lippia camara L. (Verbanaceae) e Bryophyllum sp (Crassulaceae) sobre a fragilidade osmótica de eritócritos humanos. As transições de hemólise foram monitoradas por medidas de absorvância em 540 nm, ajustadas a curvas de regressão sigmoidal, dadas pela equação de Boltzmann, e caracterizadas pela concentração de NaCl capaz de produzir 50% de hemólise (H50), pela intensidade (pH) e pela amplitude (dS) do efeito de hemólise. os parâmetros determinados na ausência e presença dos extratos vegetais foram comparados por análise de variância pelo teste de Tukey e considerados diferentes quando p menor que 0,05. Os extratos de Artemisia absinthium e de Lippia camara apresentaram efeito protetor sobre a estabilidade de eritrócitos humanos contra choque hipotônico, o que foi evidenciado pela diminuição dos valores de H50 e pH pelos extratos vegetais em comparação ao controle (p<0,05). O extrato de Bryophyllum sp apresentou ação hemolítica, uma vez que provocou aumento no valor de H50 em relação ao grupo controle (p<0,05), embora tenha ação anti-hemolítica evidenciada nos valores de pH e dS.
Palavras-chave: Artemisia absinthium
Bryophyllum sp
Eritrócitos
Estabilidade de membranas
Lippia camara
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FREITAS, Mariana Vaini de. Efeito dos extratos brutos aquosos de Artemisia absinthium L. (Compositae), Lippia camara L. (Verbanaceae) e Bryophyllum sp (Crassulaceae) sobre a estabilidade de eritrócitos humanos. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25131
Data de defesa: 8-Fev-2007
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EfeitoExtratosBrutos.pdf2.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.