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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25096
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Análise da fluência à compressão de concretos com fibras metálicas com classes de resistências de 25 e 50 MPa |
Alternate title (s): | Analysis of the compressive creep of concrete with steel fibers with resistance classes of 25 and 50 MPa |
Author: | Pena, Paulo Vítor Camin |
First Advisor: | Santos, Antonio Carlos dos |
First member of the Committee: | Oliveira, Andrielli Morais de |
Second member of the Committee: | Peruzzi, Antonio de Paulo |
Summary: | As propriedades dependentes do tempo nos materiais, como a fluência e a retração, relacionam-se diretamente às condições de durabilidade, segurança e desempenho das estruturas. A fluência do concreto é definida como a deformação observada ao longo do tempo ocasionada por uma tensão constante aplicada ao elemento. Tal deformação é causada principalmente pela movimentação ou remoção da água na pasta de cimento. É objetivo deste trabalho analisar a influência da adição de fibras de aço nos concretos com classe de resistência de 25 e 50 MPa quanto à fluência quando submetido à compressão. Para tanto, empregou-se um aparato experimental capaz de determinar a fluência em corpos de prova de concreto de maneira simplificada, descartando a utilização de extensômetros internos no concreto e dispositivos complexos, permanecendo dentro dos preceitos da ACI 209.2R, CEB MC90-99 e ABNT NBR 8224:2012. Foram ensaiados concretos convencionais com resistência característica à compressão de 25 e 50 MPa, com adição de fibras de aço nos teores de 30, 40, 50 e 60 kg/m³, os quais correspondem a 0,38%, 0,50%, 0,64% e 0,77% em volume. O ensaio foi realizado em corpos de prova de concreto com idade de 28 dias, submetidos à tensão de compressão equivalente à 35% da resistência última estimada, em local com condições de temperatura e umidade relativa do ar controladas. A duração do ensaio foi de 90 dias, com coleta diária de dados. |
Abstract: | The time dependent properties of materials, such as creep and retraction, are directly related to the durability, safety and performance of structures. The creep of the concrete is defined as the deformation observed over time caused by a constant tension applied to the element. Such deformation is caused mainly by the movement or removal of water in the cement paste. It is objective of this work to analyze the influence of the addition of steel fibers on concretes with resistance class of 25 and 50 MPa about creep when subjected to compression. For this, an experimental apparatus was used to determine the creep in concrete specimens in a simplified way, discarding the use of internal extensometers in concrete and complex devices, remaining within the precepts of ACI 209.2R, CEB MC90-99 and ABNT NBR 8224:2012. Conventional concretes with compressive strength of 25 and 50 MPa were tested with addition of steel fibers in the contents of 30, 40, 50 and 60 kg/m³, wich correspond to 0.38%, 0.50%, 0.6% and 0.77% by volume. The test was performed in concrete test specimens aged 28 days, submitted to compression stress equivalent to 35 % of the estimated ultimate resistance, in a room with controlled temperature and relative humidity conditions. The duration of the test was 90 days, with daily data collection. |
Keywords: | Fluência Compressão Aparato Concreto Fibras de aço Engenharia civil Concreto - Fluência Concreto Fibras de metal Compressive creep Device Concrete Steel fibers |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::MATERIAIS E COMPONENTES DE CONSTRUCAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil |
Quote: | PENA, Paulo Vítor Camin. Análise da fluência à compressão de concretos com fibras metálicas com classes de resistências de 25 e 50 MPa. 2018. 133 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.977. |
Document identifier: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.977 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25096 |
Date of defense: | 28-Mar-2019 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil |
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