Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25092Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Leite, Laís Gaspar | - |
| dc.date.accessioned | 2019-05-09T16:59:36Z | - |
| dc.date.available | 2019-05-09T16:59:36Z | - |
| dc.date.issued | 2019-03-28 | - |
| dc.identifier.citation | LEITE, Laís Gaspar. Carlitos e o jogo cênico de Chaplin, na narrativa de Tempos Modernos (1936). 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.658 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25092 | - |
| dc.description.abstract | This paper intends to propose a reflexion on the scenic style of Charles Chaplin from his the cinematographic work Modern Times (1936). In it, the actor in its time, exposes the lack of ability of its character Carlitos to the work rythym dictated by the machines in the play. For so, the approach towards the complex creation of the character as tramp and its theatrical characteristics recreated for the play, observing the esthetical language from the genre “commedia dell’arte” facing the challenges of the modern society and the process which unrevealed the Industrial Revolution. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | História. | pt_BR |
| dc.subject | Tempos Modernos | pt_BR |
| dc.subject | Trabalho no cinema | pt_BR |
| dc.subject | Commedia dell' arte | pt_BR |
| dc.subject | Chaplin Charlie 1889-1977 crítica e interpretação | pt_BR |
| dc.subject | Trabalho história | pt_BR |
| dc.subject | Modernidade | pt_BR |
| dc.subject | Crítica e interpretação | pt_BR |
| dc.subject | Modernity | pt_BR |
| dc.title | Carlitos e o jogo cênico de Chaplin, na narrativa de Tempos Modernos (1936) | pt_BR |
| dc.title.alternative | Carlitos and the scenic play of Chaplin, in the narrative of Modern Times (1936) | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Ramos, Alcides Freire | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4887520444879981 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Duarte, André Luis Bertelli | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8645753480811309 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Freitas, Talitta Tatiane Martins | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3364257708781878 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1338114632093525 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta dissertação propõe a reflexão sobre o estilo cênico de Charles Chaplin a partir da sua obra cinematográfica Tempos Modernos (1936). Nela, o ator, inserido no seu tempo, expõe a inadaptabilidade do seu personagem Carlitos ao ritmo de trabalho ditado pelas máquinas dentro da narrativa da película. Para tanto, aborda-se a composição do personagem vagabundo e suas características teatrais recriadas para o cinema, observando a linguagem estética a partir do gênero commedia dell’arte, frente aos desafios impostos a sociedade moderna a partir do processo que desencadeou na Revolução Industrial. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em História | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 87 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA | pt_BR |
| dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.658 | pt_BR |
| dc.crossref.doibatchid | publicado no crossref antes da rotina xml | - |
| Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - História | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| CarlitosJogoCenico.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
