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dc.creatorAlves, Carine Costa-
dc.date.accessioned2019-05-03T16:54:11Z-
dc.date.available2019-05-03T16:54:11Z-
dc.date.issued2018-06-06-
dc.identifier.citationALVES, Carine Costa. Grupo de Capoeira Angola Malta Nagoa: estudo sócio-antropológico de um patrimônio cultural negro. 2018. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1363.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25019-
dc.description.abstractCapoeira, currently recognized as Intangible Heritage of Brazilian Culture and, moreover, a Cultural Patrimony of Humanity is teaching, foundation, ancestry, and a philosophy of life. As a black cultural heritage it involves fighting, dancing, playing, music and art. This study presents Capoeira Angola through an anthropological analysis of the Capoeira Angola Group Malta Nagoa, located in the city of Uberlândia, state of Minas Gerais. A group that has as its mobilizing principles the lineage of Master João Pequeno de Pastinha and the social projects, with an associative spirit and social support, as well as a support network. This research emphasizes a movement that originates in African civilizations, through the period of enslavement and diaspora, Capoeira slave and Capoeira criminalized, and Capoeira as patrimony. Highlighting in this course the figures of Master Pastinha and Master João Pequeno de Pastinha, as well as of Master Guimes, the main character of this story. From this qualitative analysis, ethnographies of two moments were developed: the commemorative festivities of the Capoeira Angola Group Malta Nagoa and the Centenary of Master João Pequeno de Pastinha. Finally, it is important to emphasize that the present research has as general objective to understand what is mobilized by the Group, its perceptions and social representations, having as final product descriptions, analyzes and the ethnography. Mobilizations that stand out for the support and welcome "the other", of all of us, but also materializing in the various social projects and valorization of our African, Black, Afro-Brazilian origin. We still had the pretension to follow a path in the decolonial studies, transgressing directives and conducts imposed by the colonizers.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCapoeira Angolapt_BR
dc.subjectMalta Nagoapt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectAngola Capoeirapt_BR
dc.subjectMalta Nagoapt_BR
dc.subjectHeritagept_BR
dc.subjectAnthropologypt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectGrupo Capoeira Angola Malta Nagoapt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.titleGrupo de Capoeira Angola Malta Nagoa: estudo sócio-antropológico de um patrimônio cultural negropt_BR
dc.title.alternativeCapoeira Angola Group Malta Nagoa: socio-anthropological study on a black cultural heritagept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Clemente, Claudelir Corrêa-
dc.contributor.referee1Dias, Rafaela Cyrino Peralva-
dc.contributor.referee2Silva, José Carlos Gomes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0727055385043081pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA Capoeira, atualmente reconhecida como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira e, além disso, um Patrimônio Cultural da Humanidade é ensinamento, é fundamento, é ancestralidade, é filosofia de vida. Como um patrimônio cultural negro ela envolve a luta, a dança, o jogo, a música e a arte. O presente trabalho apresenta a Capoeira Angola por meio de uma análise antropológica do Grupo de Capoeira Angola Malta Nagoa situado na cidade de Uberlândia, estado de Minas Gerais. Grupo que tem como princípios mobilizadores a linhagem do Mestre João Pequeno de Pastinha e os projetos sociais, vigorando um espírito associativista e de amparo social, como uma rede de apoio. Esta pesquisa enfatiza um movimento que tem origem nas civilizações africanas, passando pelo período de escravização e diáspora, Capoeira escrava e Capoeira criminalizada, e a Capoeira patrimônio. Destacando neste percurso as figuras de Mestre Pastinha e Mestre João Pequeno de Pastinha, assim como de Mestre Guimes, principal personagem dessa história. A partir dessa análise qualitativa, foram desenvolvidas etnografias de dois momentos: os festejos comemorativos do Grupo de Capoeira Angola Malta Nagoa e do Centenário de Mestre João Pequeno de Pastinha. Por fim, é importante destacar que a presente pesquisa tem como objetivo geral, compreender o que é mobilizado pelo Grupo, suas percepções e representações sociais, tendo como produto final as descrições, as análises e a etnografia. Mobilizações que se destacam pelo apoio e acolhimento “do outro”, de todos nós, mas também se materializando nos vários projetos sociais e de valorização desta nossa origem africana, negra, afro-brasileira. Tivemos ainda a pretensão de seguir um caminho dentro dos estudos decoloniais, transgredindo direcionamentos e condutas impostas pelos colonizadores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.sizeorduration179pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA DAS POPULACOES AFRO-BRASILEIRASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1363pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
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