Publicação: Efeitos do mat pilates e do treinamento funcional na capacidade física de indivíduos com parkinson: ensaio clínico randomizado
Carregando...
Arquivos
Tipo do documento
Data
Direito de acesso
Coleções
Programa
Área do conhecimento
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Autores
Coorientador
Resumo
Introdução: O Parkinson é uma doença crônica e degenerativa que provoca desordens motoras e não motoras, dentre elas o descondicionamento cardiorrespiratório. Objetivo: Avaliar o efeito do treino funcional e do Mat Pilates na capacidade funcional de pacientes com doença de Parkinson. Métodos: Estudo experimental randomizado que comparou dois tipos de intervenção em indivíduos com parkinson, classificados nas fases I e II na escala de incapacidade de Hoehn and Yahr modificada, por 12 semanas. 19 indivíduos foram distribuidos em 3 grupos: G1, indivíduos alocados para o treinamento com mat pilates; G2, indivíduos alocados para o treinamento funcional e; G3, indivíduos que não receberam nenhum treinamento. Para a avaliação da capacidade funcional foi realizada o teste de caminhada de seis minutos e analisado a distância percorrida. Para a comparação dos grupos foi utilizado o teste de Kruskall-Wallis, seguido do teste de comparação múltipla com correção de Bonferroni. Considerou-se como nível de significância p < 0,05. As análises foram realizadas utilizando o software SPSS v.20. Resultados e Conclusão: Foi possível observar um aumento significativo na distância percorrida e na distância percorrida prevista (p= 0,0209) para os indivíduos que realizaram tanto o mat pilates quanto o treino funcional em relação ao grupo controle. Sendo assim, apesar do pouco tempo de intervenção, foi possível observar que, independente da atividade física realizada – treino funcional ou mat pilates, houve melhora da capacidade funcional dos indivíduos com doença de Parkinson.
Abstract
Palavras-chave
Parkinson, Treinamento Físico, Pilates
Citação
CHAGAS, Tatiane de Jesus. Efeitos do mat pilates e do treinamento funcional na capacidade física de indivíduos com Parkinson: ensaio clínico randomizado. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Residência (Residência em Ciências da Saúde) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.