Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25012
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Fosfatagem com fosfato aluminoso calcinado em área de cana-de-açúcar
Autor(es): Borges, Mariana Alves
Primeiro orientador: Pereira, Hamilton Seron
Primeiro membro da banca: Santos, Gustavo Alves
Segundo membro da banca: Gualberto, Camila de Andrade Carvalho
Resumo: Dentre os macronutrientes essenciais para a cultura da cana-de-açúcar, o fósforo é considerado o maior limitante da produção em grande parte dos solos brasileiros, sendo necessária a prática da adubação fosfatada. A fosfatagem consiste em uma adubação fosfatada corretiva que tem por objetivo aumentar o teor de fósforo no volume de solo a ser explorado pelas raízes da planta. Visando o aproveitamento dos recursos naturais utilizados nos processos convencionais de fabricação de fontes solúveis de fósforo, surgem os fosfatos aluminosos, que podem ser utilizados como fontes de fósforo na fosfatagem. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência agronômica do Fosfato aluminoso calcinado produzido a partir de fosfato de alumínio do grupo da crandallita, aplicado na fosfatagem, em área cultivada com cana-de-açúcar, além disso, determinar a importância da granulometria na eficiência do fosfato aluminoso calcinado e comparar esta fonte com outros fosfatos comerciais utilizadas em cana-de-açúcar. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados com nove tratamentos e quatro repetições. Foram avaliadas quatro doses (50, 100, 150, 200 kg ha-1 de P2O5) do fosfato aluminoso calcinado granulado, duas doses (100, 150 kg ha-1 de P2O5) do fosfato aluminoso calcinado farelado e para fins de comparação, uma dose (100 kg-1 P2O5) de dois fosfatos comerciais (FN e FNR) e um tratamento controle sem a aplicação de fontes de fósforo. A aplicação de fosfato aluminoso calcinado granulado promoveu acréscimos de até 6,5 e 1,5 toneladas de colmos e de açúcar por hectare, respectivamente e aproximadamente 2,5 kg t-1 de açúcar total recuperável, quando comparado ao tratamento controle. Maiores teores de P no solo foram obtidos com a maior dose do fosfato aluminoso calcinado granulado (200 kg ha-1 de P2O5), bem como com os tratamentos fosfato 1 - FN (100 kg ha-1 de P2O5) e fosfato 2 - FNR (100 kg ha-1 de P2O5).
Palavras-chave: Fósforo
Fosfato de alumínio
Crandallita
Saccharum officinarum.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::CIENCIA DO SOLO::FERTILIDADE DO SOLO E ADUBACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BORGES, Mariana Alves. Fosfatagem com fosfato aluminoso calcinado em área de cana-de-açúcar. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25012
Data de defesa: 8-Abr-2019
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FosfatagemFosfatoAluminoso.pdf1.28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.