Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24990
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Psicanálise em pesquisas: do impossível às suas potencialidades |
Título (s) alternativo (s): | Psychoanalysis in research: from the impossible to its potentialities |
Autor: | Mendes, Rita de Cássia Cardoso da Silva |
Primer orientador: | Paravidini, João Luiz Leitão |
Primer miembro de la banca: | Silva, Luiz Carlos Avelino da |
Segundo miembro de la banca: | Romera, Maria Lúcia Castilho |
Resumen: | Este trabalho apresenta uma análise acerca das produções psicanalíticas que trabalham a relação psicanálise e universidade, especificamente no que diz respeito às investigações psicanalíticas. A Psicanálise tem se difundido na universidade, não só através do seu ensino e transmissão na graduação, mas, principalmente, nos cursos de pós-graduação, tanto no mestrado quanto no doutorado. Realidade que nos convoca a refletir: qual o lugar e a função da psicanálise no campo da pesquisa, centro do fazer universitário e onde imperam as regras e os métodos estritos? O saber oriundo do método psicanalítico vai de encontro ao modo de produção universitária. Como é possível pensar o lugar e a função da pesquisa para a psicanálise? Ciente da tensão entre campo psicanalítico e campo universitário, o objetivo principal desse trabalho foi compreender o modo como os psicanalistas têm se alocado no campo universitário e qual o lugar da pesquisa em psicanálise na academia. Para alcançar esse objetivo, empreendeu-se um levantamento nos repositórios de dissertações e teses de cinco programas de pós-graduação, UFU, UFRJ, UERJ, UFRGS e UFMG. A aspiração foi coletar dissertações e teses defendidas nas instituições escolhidas e demais produções que trabalhassem a relação psicanálise e universidade ou discutissem a pesquisa psicanalítica na universidade. A Psicanálise como teoria e método, acompanhada pelo conceito de campo de Bourdieu e de genealogia e poder de Foucault, serviu de guia para esse estudo. A leitura dirigida pela escuta psicanalítica e a transferência instrumentalizada possibilitou a análise dos dados. Dividiu-se o material em três blocos temáticos. O primeiro problematizou a dúvida levantada acerca da relevância da presença da psicanálise na universidade, “Deve-se ensinar a psicanálise na universidade?” (Freud, 1919), onde o propósito foi o de sondar o que mudou ou não em relação à opinião da presença da psicanálise na universidade em relação aos pressupostos defendidos por Freud no seu texto. O segundo bloco, desenvolvido a partir do conceito freudiano de Psicanálise apresentado em duas de suas perspectivas: método de tratamento e método de investigação, intentou entender como os analistas operam o método de investigação a partir das diferentes opiniões em relação ao seu uso para além da clínica padrão. Por fim, o terceiro bloco dedicou-se a apresentar como a pesquisa psicanalítica tem sido desenvolvida na academia. Assim, conseguiu-se vislumbrar alguns ‘pequenos retalhos’ de conhecimento, em especial a existência de uma política para a pesquisa em psicanálise, que visa dois objetivos. O primeiro diz respeito ao reconhecimento da “especificidade” da vocação científica da psicanálise, ao impor sua singularidade diante dos ideais acadêmico-científicos. O segundo objetivo destaca que, mais importante do que dominar a teoria, o investigador transforma o modo como incorporou a teoria durante a pesquisa desenvolvida de modo coerente com seu método. A psicanálise alimenta-se no exercício clínico nos diferentes campos onde atua. E assim, desde que ela respeite seu operador político, ou seja, a ética psicanalítica, estará sempre livre para inventar seus próprios princípios de rigor acadêmico e aplicar seu método de investigação, que inclui a transferência e a singularidade do caso clínico. |
Abstract: | This paper presents an analysis on the psychoanalytic productions that discuss the relation between psychoanalysis and university, specifically with regard to the psychoanalytic investigations. Psychoanalysis has spread in the university, not only through its teaching and transmission in graduation courses, but mainly, in the postgraduate degrees, both in the masters and in the doctorate. In this context, we must reflect: what is the place and function of psychoanalysis in the field of research, which is one of the pillars of the university and where rules and strict methods prevail? Knowledge derived from the psychoanalytic method goes against the university production way. How is it possible to think of the position and role of research for psychoanalysis? Being aware of the tension between the psychoanalytic field and the university field, the main objective of this paper was to understand the way psychoanalysts have been allocated in the university field and the role of psychoanalysis research in academia. In order to achieve this goal, a survey was carried out in the dissertation and thesis repositories of five postgraduate programs, from the following universities: UFU, UFRJ, UERJ, UFRGS and UFMG. The aim was to collect dissertations and theses defended in the chosen institutions and other productions that explored the relationship between psychoanalysis and university or that discussed the psychoanalytic research in the university. Psychoanalysis as theory and method, accompanied by Bourdieu's field concept and Foucault's genealogy and power, served as a guide for this study. Reading guided by psychoanalytic listening and instrumentalized transfer enabled data analysis. The material was divided into three thematic groups. The first one examined the doubt raised about the relevance of the presence of psychoanalysis in the university, "Should psychoanalysis be taught in the university?" (Freud, 1919), in which the purpose was to fathom what changed or not in relation to the opinion of the psychoanalysis presence in the university in relation to the assumptions defended by Freud in his text. The second group, developed from the Freudian concept of Psychoanalysis presented in two of its perspectives: treatment method and research method, tried to understand how the analysts operate the method of investigation from the different opinions in relation to its use beyond the clinical practice. Finally, the third group was dedicated to presenting how psychoanalytic research has been developed in academia. Finally, the third group was dedicated to presenting how psychoanalytic research has been developed in academia. Thus, it was possible to glimpse some 'small pieces' of knowledge, in particular the existence of a policy for research in psychoanalysis, which aims two objectives. The first one concerns the recognition of the 'specificity' of the scientific vocation of psychoanalysis, by imposing its uniqueness in the face of academic-scientific ideals. The second objective emphasizes that, more important than mastering theory, the researcher modifies the way he incorporated the theory during the research developed in a way that is consistent with his method. Psychoanalysis nourishes on clinical practice in the different fields where it acts. And so, as long as it respects its political operator, that is, psychoanalytic ethics, it will always be free to make up its own principles of academic rigor and apply its investigation method, which includes the transference and uniqueness of the clinical case. |
Palabras clave: | Psicanálise Psychoanalysis Pesquisa Research Universidades e faculdades University Política Policy Relações de poder Power relations Psicologia Faculdades Universidade |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Cita: | MENDES, Rita de Cássia Cardoso da Silva. Psicanálise em pesquisas: do impossível às suas potencialidades. 2019. 159 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.1274 |
Identificador del documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.1274 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24990 |
Fecha de defensa: | 21-mar-2019 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Psicologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PsicanalisePesquisaImpossivel.pdf | 1.68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.