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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24980
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Um estudo baseado em dissertações e teses sobre sexualidade em programas de pós-graduação em educação em Minas Gerais (1997-2014) |
Alternate title (s): | A study based on theses and dissertations on sexuality in postgraduate programs in education in Minas Gerais (1997-2014) |
Author: | Souza, Juliane Cristina Ribeiro Borges de |
First Advisor: | Sposito, Neusa Elisa Carignato |
First member of the Committee: | Marques, Deividi Marcio |
Second member of the Committee: | Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz |
Third member of the Committee: | Maia, Ana Cláudia Bortolozzi |
Summary: | Esta pesquisa é um estudo descritivo e analítico da produção acadêmica sobre sexualidade, com um recorte estabelecido sobre dissertações e teses produzidas nos Programas de Pós-graduação em Educação no estado de Minas Gerais, no período compreendido entre 1997 e 2014. A pesquisa se configurou como de caráter quali-quantitativa e natureza bibliográfica, com características e recursos de um estudo do Estado da Arte e foi estruturada em duas etapas complementares. A primeira etapa foi composta do levantamento quantitativo de dissertações e teses e, na segunda etapa, foi realizado um estudo qualitativo, com base em categorias de análise, principalmente com ênfase nos níveis de ensino, focos temáticos e problemáticas investigadas nas dissertações e teses. A investigação nessa fase pautou-se em estudos nos campos da sexualidade, gênero e educação. Foram identificadas 47 dissertações e teses, desenvolvidas predominantemente nas instituições de natureza pública (95,8%), dentre as quais destacam-se a UFMG, a UFU e a UFJF que, em conjunto, abarcam 74,6% da produção inventariada. Há nítido predomínio na produção das dissertações de mestrado, constituindo 76,6% dos trabalhos. Dentre os 27 trabalhos que foram aplicados com discentes, verifica-se a distribuição de sua maior parte no nível Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano) (33,3%), sendo a Educação Infantil, o Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano) e a Educação para Jovens e Adultos níveis desprivilegiados nos trabalhos analisados. Os dois focos temáticos com maior número de abordagens são “Estudos de Gênero” e “Dimensão do Professor”, aglutinando 49% da produção investigada. Os focos temáticos que tiveram menor expressividade foram “Sexualidade e portadores de necessidades especiais” (2 abordagens) e “Estudos de revisão bibliográfica” (2 abordagens), apenas como foco secundário. Como produto desta pesquisa foi elaborado um Catálogo Analítico-Descritivo das dissertações e teses analisadas. |
Abstract: | This research is a descriptive and analytical study of academic production on sexuality, about dissertations and theses produced in postgraduate programs in Education in the state of Minas Gerais, between 1997 and 2014. The research consisted in qualitative and quantitative character and bibliographical nature, with characteristics and resources of a study of the State of Art and was structured in two complementary stages. The first stage was composed of the quantitative survey of dissertations and theses and, in the second stage, an analytical study based on descriptors, mainly with emphasis on the levels of teaching, thematic focuses and problems investigated in dissertations and theses.The research at this stage was based on studies in the fields of sexuality, gender and education. It was identified 47 dissertations and theses, developed predominantly in institutions of public nature (95.8%) among which UFMG, UFU and UFJF stand out, which together account for 74.6% of inventoried production. There is a clear predominance in the production of master's dissertations, accounting for 76.6% of the works. Among the 27 studies that were applied with students, the distribution of most of them in Elementary School 2 (6th to 9th grade) (33.3%) being Infantile Education, Primary Education 1 (1st to 5th year) and Education for Young People and Adults, underprivileged levels in the analyzed works. The two thematic focuses with the greatest number of approaches are "Gender Studies" and "Professional Look", representing 65.9% of the production investigated. Thematic focuses that were less expressive were "Sexuality and special needs" (2 approaches) and "Bibliographic review studies" (2 approaches), only as a secondary focus. As a result of this research, an Analytical-Descriptive Catalog of the dissertations and theses analyzed was elaborated. |
Keywords: | Sexualidade Sexuality Ciência Estudo Ensino Comportamento sexual Identidade de gênero na educação Educação Estudo e ensino (Pós-graduação) Teses e dissertações Catálogo Education Postgraduate programs in education Catalog |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Quote: | SOUZA, Juliane Cristina Ribeiro Borges de. Um estudo baseado em dissertações e teses sobre sexualidade em Programas de Pós-graduação em Educação em Minas Gerais (1997-2014). 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: htpp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1410 |
Document identifier: | htpp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1410 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24980 |
Date of defense: | 7-Mar-2018 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
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