Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24957
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMedeiros, Olma Karoline Cruz de-
dc.date.accessioned2019-04-25T17:24:26Z-
dc.date.available2019-04-25T17:24:26Z-
dc.date.issued2018-06-15-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Olma Karoline Cruz de. Reflexões sobre a revitalização de um laboratório de ciências : materiais didáticos e roteiros práticos. 2018. 220 f. : il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia,Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.553pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24957-
dc.description.abstractThe science labs are part of the school history, their use has relevance in the teaching and learning process, sometimes they are part of the students' daily life or they have sterile participation in the educational process. In this context, this work investigated the revitalization of a science laboratory at a school in the city of Catalão - GO, which for many years was unused, trying to incorporate the use of a space more suitable for practical activities. In addition, didactic materials and scripts based on the knowledge and teaching experience were elaborated with proposals of works that could be used by the faculty of the school and others, trying to contribute with the teaching of Sciences and Biology. Data were collected on the functions of didactic materials, practical activities, use of the science laboratory and the scripts. The research referred mainly to the assumptions of Vygotsky's sociocultural theory in relation to practical activities, as well as other actors. The research was characterized by being qualitative, using the narrative methodology, describing the revitalization process, interactions, implications and subjectivities, with records of activities in logbook and recorded interviews. The results point to the professional fragility of public education, the lack of collaboration between teachers and the implications of attempts to put into practice the development of a formal space for teaching, as well as difficulties in the organization of a material with an investigative approach for teacher's work aidpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiologia - Material didáticopt_BR
dc.subjectLaboratórios - Ciênciaspt_BR
dc.subjectLaboratórios biológicospt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAtividades práticaspt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectLaboratório de ciênciaspt_BR
dc.subjectBiologypt_BR
dc.subjectScience laboratorypt_BR
dc.subjectPractical activitiespt_BR
dc.titleReflexões sobre a revitalização de um laboratório de ciências : materiais didáticos e roteiros práticospt_BR
dc.title.alternative.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Arantes, Alessandra Riposati-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6742903299047989pt_BR
dc.contributor.referee1Arantes , Alessandra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6742903299047989pt_BR
dc.contributor.referee2Erbs , Rita-
dc.contributor.referee3Carvalho , Daniela-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4254606318946916pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoOs laboratórios de Ciências fazem parte da história escolar, seu uso tem relevância no processo de ensino e aprendizagem, por vezes fazem parte do cotidiano dos estudantes ou têm participação estéril no processo educacional. Dentro desse contexto, este trabalho investigou a revitalização de um laboratório de Ciências de uma escola conveniada da cidade de Catalão – GO, que há muitos anos estava inutilizado, tentando incorporar o uso de um espaço mais adequado para a realização de atividades práticas. Além disso, foram elaborados materiais didáticos e roteiros fundamentados no saber e experiência docente com propostas de trabalhos que poderão ser utilizados pelo corpo docente da escola e outros, procurando contribuir com o ensino de Ciências e Biologia. Foram levantados dados sobre as funções dos materiais didáticos, atividades práticas, uso do laboratório de Ciências e os roteiros. A pesquisa se referenciou principalmente nos pressupostos da teoria sociocultural de Vygotsky em relação as atividades práticas, assim como demais atutores. A pesquisa se caracterizou-se por ser qualitativa, utilizando a metodologia narrativa, descrevendo o processo de revitalização, interações, implicações e subjetividades, com registros de atividades em diário de bordo e entrevistas gravadas. Os resultados apontam para a fragilidade profissional do ensino público, a falta de colaboração entre os docentes e as implicações nas tentativas de se colocar em prática o desenvolvimento de um espaço formal para o ensino, assim como as dificuldades na organização de um material com enfoque investigativo para o auxílio do trabalho do professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration219pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.553pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ReflexõesRevitalizaçãoLaboratório.pdf9.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.