Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24957
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Medeiros, Olma Karoline Cruz de | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-25T17:24:26Z | - |
dc.date.available | 2019-04-25T17:24:26Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-15 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Olma Karoline Cruz de. Reflexões sobre a revitalização de um laboratório de ciências : materiais didáticos e roteiros práticos. 2018. 220 f. : il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia,Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.553 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24957 | - |
dc.description.abstract | The science labs are part of the school history, their use has relevance in the teaching and learning process, sometimes they are part of the students' daily life or they have sterile participation in the educational process. In this context, this work investigated the revitalization of a science laboratory at a school in the city of Catalão - GO, which for many years was unused, trying to incorporate the use of a space more suitable for practical activities. In addition, didactic materials and scripts based on the knowledge and teaching experience were elaborated with proposals of works that could be used by the faculty of the school and others, trying to contribute with the teaching of Sciences and Biology. Data were collected on the functions of didactic materials, practical activities, use of the science laboratory and the scripts. The research referred mainly to the assumptions of Vygotsky's sociocultural theory in relation to practical activities, as well as other actors. The research was characterized by being qualitative, using the narrative methodology, describing the revitalization process, interactions, implications and subjectivities, with records of activities in logbook and recorded interviews. The results point to the professional fragility of public education, the lack of collaboration between teachers and the implications of attempts to put into practice the development of a formal space for teaching, as well as difficulties in the organization of a material with an investigative approach for teacher's work aid | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Biologia - Material didático | pt_BR |
dc.subject | Laboratórios - Ciências | pt_BR |
dc.subject | Laboratórios biológicos | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Atividades práticas | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Laboratório de ciências | pt_BR |
dc.subject | Biology | pt_BR |
dc.subject | Science laboratory | pt_BR |
dc.subject | Practical activities | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre a revitalização de um laboratório de ciências : materiais didáticos e roteiros práticos | pt_BR |
dc.title.alternative | . | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Arantes, Alessandra Riposati | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6742903299047989 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Arantes , Alessandra | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6742903299047989 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Erbs , Rita | - |
dc.contributor.referee3 | Carvalho , Daniela | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4254606318946916 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Os laboratórios de Ciências fazem parte da história escolar, seu uso tem relevância no processo de ensino e aprendizagem, por vezes fazem parte do cotidiano dos estudantes ou têm participação estéril no processo educacional. Dentro desse contexto, este trabalho investigou a revitalização de um laboratório de Ciências de uma escola conveniada da cidade de Catalão – GO, que há muitos anos estava inutilizado, tentando incorporar o uso de um espaço mais adequado para a realização de atividades práticas. Além disso, foram elaborados materiais didáticos e roteiros fundamentados no saber e experiência docente com propostas de trabalhos que poderão ser utilizados pelo corpo docente da escola e outros, procurando contribuir com o ensino de Ciências e Biologia. Foram levantados dados sobre as funções dos materiais didáticos, atividades práticas, uso do laboratório de Ciências e os roteiros. A pesquisa se referenciou principalmente nos pressupostos da teoria sociocultural de Vygotsky em relação as atividades práticas, assim como demais atutores. A pesquisa se caracterizou-se por ser qualitativa, utilizando a metodologia narrativa, descrevendo o processo de revitalização, interações, implicações e subjetividades, com registros de atividades em diário de bordo e entrevistas gravadas. Os resultados apontam para a fragilidade profissional do ensino público, a falta de colaboração entre os docentes e as implicações nas tentativas de se colocar em prática o desenvolvimento de um espaço formal para o ensino, assim como as dificuldades na organização de um material com enfoque investigativo para o auxílio do trabalho do professor. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) | pt_BR |
dc.sizeorduration | 219 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.553 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | cfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ReflexõesRevitalizaçãoLaboratório.pdf | 9.78 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.