Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24942
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Colonização e esporulação de fungos micorrízicos arbusculares em solo de veredas em Uberlândia, MG
Autor(es): Silva, Jessica Gatti
Primeiro orientador: Azevedo, Lucas Carvalho Basílio de
Segundo membro da banca: Alves, Gabriel Sousa
Terceiro membro da banca: Lima, Julia Araújo de
Resumo: As veredas são importantes reguladores do equilíbrio dos cursos d'água na área do Triângulo Mineiro, inserido dentro do bioma do Cerrado. Essa fitofisionomia apresenta solos hidromórficos que estão predominantemente ou periodicamente encharcados com água. Tendo uma baixa taxa de drenagem e infiltração as veredas também apresentam vegetação específica como a grande ocorrência de buritis. A cor cinzenta destes solos é um atributo de fácil identificação no campo para delimitar tais ambientes. No entanto, pouco se sabe sobre a microbiologia do solo sob veredas. Os Fungos Micorrízicos Arbusculares (FMA) realizam uma associação simbiótica com as raízes das plantas, melhorando a absorção de nutrientes e a agregação do solo. Neste contexto, objetivou-se avaliar o número de esporos dos FMA e a colonização micorrízica durante as estações seca (setembro de 2014) e chuvosa (março de 2014) em veredas do Triângulo Mineiro. Portanto, foram coletadas amostras de solo no Município de Uberlândia – MG em cinco áreas distintas: Floresta do Lobo, Reserva do Panga (duas veredas dentro desta limitação), e próximo as Rodovias BR-050 e BR-497. Além do número de esporos de FMA e a colonização micorrízica, foram avaliados a umidade do solo e atributos químicos do solo. O número médio de esporos variou de 16 a 252 por 50 g de solo, mas diferiu entre as épocas de amostragem apenas em uma das veredas. Da mesma forma, a colonização micorrízica apresentou mudança de uma época para outra somente em uma vereda. Portanto, concluiu-se que a transição da época chuvosa para a época seca não alterou significativamente a esporulação e colonização dos fungos micorrízicos arbusculares.
Palavras-chave: Micorriza arbuscular
Cerrado
Microbiologia do solo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Jessica Gatti. Colonização e esporulação de fungos micorrízicos arbusculares em solo de veredas em Uberlândia, MG. 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24942
Data de defesa: 7-Ago-2017
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Ambiental e Sanitária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ColonizaçãoEsporulaçãoFungos.pdfTCC-PDF/A1.53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.