Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24907
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMendes, Lucas Costa-
dc.date.accessioned2019-04-17T20:02:44Z-
dc.date.available2019-04-17T20:02:44Z-
dc.date.issued2017-08-04-
dc.identifier.citationMENDES, Lucas Costa. Estudo do desempenho de motores de ignição por centelha com sobrealimentação mecânica e turboalimentação. 2017. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24907-
dc.description.abstractAutomobiles, since its creation, always had an important role in the history, being crucial for the development of society, for such cars has been a target of intense technologic studies. The automobile industry faces now a challenging scenario, having to adapt to laws about control and emission of pollutes, dealing with the fuel’s price rise and with the constant seek of cars with more efficiency and performance. For this purpose, the industry has been heavily investing supercharging of engines, as a clever alternative to the increase of performance, efficiency, economy and polluting emission. This work presents a comparative study of the performance of spark ignition engines using mechanical supercharging and turbochargers, relating which application one is more appropriate, comparing in which range of rotation one has its most efficiency and analyzing the costs. This work consists of the simulation of a supercharged engine through motor simulation software, the model is based on “Filling-and-Emptying” method, that allows the generation of torque and power curves, as well as others relevant parameters that will be shown in this work.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSobrealimentaçãopt_BR
dc.subjectTurbocompressorpt_BR
dc.subjectCompressor Centrífugopt_BR
dc.subjectPotênciapt_BR
dc.subjectTorquept_BR
dc.subjectSuperchargerpt_BR
dc.subjectTurbochargerpt_BR
dc.subjectCentrifugal Compressorpt_BR
dc.subjectPowerpt_BR
dc.subjectTorquept_BR
dc.titleEstudo do desempenho de motores de ignição por centelha com sobrealimentação mecânica e turboalimentaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Ana Marta de-
dc.contributor.referee1Assis, Elaine Gomes-
dc.contributor.referee2Araújo, Douglas Bezerra-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoOs automóveis desde sua criação, sempre estiveram presentes na história, sendo de fundamental importância para o crescimento da sociedade e alvo de intenso desenvolvimento tecnológico. A indústria automobilística vive atualmente um cenário desafiador, tendo que atender as legislações de controle de emissão de poluentes, lidar com o aumento do preço do combustível e com a constante busca por carros de maior eficiência e desempenho. Pensando nisso a indústria vem investindo consideravelmente na sobrealimentação de motores, como alternativa inteligente para o aumento de desempenho, eficiência, economia e redução de emissão de poluentes. O presente trabalho apresenta um estudo comparativo do desempenho de motores de ignição por centelha utilizando sobrealimentação mecânica e turbocompressores, relacionando em qual tipo de aplicação cada sobrealimentador é mais adequado, comparando em que faixa de rotação cada um é mais eficiente e analisando os custos relacionados a cada tipo de sobrealimentador. O trabalho consiste na simulação de um motor sobrealimentado por meio de um software de simulação de motores, cujo o modelo se baseia no método “Filling-and-Emptying”, o qual permite a obtenção das curvas de torque e potência do motor, assim como outros parâmetros relevantes que serão apresentados no decorrer do trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration94pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::MAQUINAS, MOTORES E EQUIPAMENTOSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::FUNDAMENTOS GERAIS DE PROJETOS DAS MAQUINASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstudoDesempenhoMotores.pdf6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.