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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24907
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Mendes, Lucas Costa | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-17T20:02:44Z | - |
dc.date.available | 2019-04-17T20:02:44Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-04 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Lucas Costa. Estudo do desempenho de motores de ignição por centelha com sobrealimentação mecânica e turboalimentação. 2017. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24907 | - |
dc.description.abstract | Automobiles, since its creation, always had an important role in the history, being crucial for the development of society, for such cars has been a target of intense technologic studies. The automobile industry faces now a challenging scenario, having to adapt to laws about control and emission of pollutes, dealing with the fuel’s price rise and with the constant seek of cars with more efficiency and performance. For this purpose, the industry has been heavily investing supercharging of engines, as a clever alternative to the increase of performance, efficiency, economy and polluting emission. This work presents a comparative study of the performance of spark ignition engines using mechanical supercharging and turbochargers, relating which application one is more appropriate, comparing in which range of rotation one has its most efficiency and analyzing the costs. This work consists of the simulation of a supercharged engine through motor simulation software, the model is based on “Filling-and-Emptying” method, that allows the generation of torque and power curves, as well as others relevant parameters that will be shown in this work. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UFU - Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sobrealimentação | pt_BR |
dc.subject | Turbocompressor | pt_BR |
dc.subject | Compressor Centrífugo | pt_BR |
dc.subject | Potência | pt_BR |
dc.subject | Torque | pt_BR |
dc.subject | Supercharger | pt_BR |
dc.subject | Turbocharger | pt_BR |
dc.subject | Centrifugal Compressor | pt_BR |
dc.subject | Power | pt_BR |
dc.subject | Torque | pt_BR |
dc.title | Estudo do desempenho de motores de ignição por centelha com sobrealimentação mecânica e turboalimentação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Ana Marta de | - |
dc.contributor.referee1 | Assis, Elaine Gomes | - |
dc.contributor.referee2 | Araújo, Douglas Bezerra | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Os automóveis desde sua criação, sempre estiveram presentes na história, sendo de fundamental importância para o crescimento da sociedade e alvo de intenso desenvolvimento tecnológico. A indústria automobilística vive atualmente um cenário desafiador, tendo que atender as legislações de controle de emissão de poluentes, lidar com o aumento do preço do combustível e com a constante busca por carros de maior eficiência e desempenho. Pensando nisso a indústria vem investindo consideravelmente na sobrealimentação de motores, como alternativa inteligente para o aumento de desempenho, eficiência, economia e redução de emissão de poluentes. O presente trabalho apresenta um estudo comparativo do desempenho de motores de ignição por centelha utilizando sobrealimentação mecânica e turbocompressores, relacionando em qual tipo de aplicação cada sobrealimentador é mais adequado, comparando em que faixa de rotação cada um é mais eficiente e analisando os custos relacionados a cada tipo de sobrealimentador. O trabalho consiste na simulação de um motor sobrealimentado por meio de um software de simulação de motores, cujo o modelo se baseia no método “Filling-and-Emptying”, o qual permite a obtenção das curvas de torque e potência do motor, assim como outros parâmetros relevantes que serão apresentados no decorrer do trabalho. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 94 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::MAQUINAS, MOTORES E EQUIPAMENTOS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::FUNDAMENTOS GERAIS DE PROJETOS DAS MAQUINAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Mecânica |
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