Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24900
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Melo, Danilo Batista | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-17T16:23:02Z | - |
dc.date.available | 2019-04-17T16:23:02Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-21 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Danilo Batista. Efeito da adição de óxidos de ferro (Fe2O3 e Fe3O4) como aditivos no desgaste por deslizamento lubrificado de um par aço-aço. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24900 | - |
dc.description.abstract | The literature is controversial about the influence of debris on tribological behavior. Some studies show that friction and wear are influenced by particle size. Already other studies have shown that the concentration of particles can lead to increased friction. This work aims to study the effect of the addition of iron oxide on wear by lubricated slip of a steel-steel pair. For this study, wear tests were carried out by alternating lubricated slip with addition of oxides Fe2O3 and Fe3O4, where the concentration of the oxides was varied by 1% and 10% by weight. The tests with the addition of Fe2O3 (smaller and harder particles) presented a variation of approximately 10% in the friction and of 291% in the rate of wear, of the concentration of 1% to that of 10%. Addition of Fe3O4 particles (larger and less hard particles) contributed to a drop in the wear rate of approximately 80% and 35% at concentrations of 1% and 10%, respectively. Suggesting that the relative hardness in relation to the bodies in contact was the determining factor for these results. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Óxidos de ferro | pt_BR |
dc.subject | Desgaste | pt_BR |
dc.subject | Atrito | pt_BR |
dc.subject | Dureza relativa | pt_BR |
dc.subject | Tribologia | pt_BR |
dc.title | Efeito da adição de óxidos de ferro (Fe2O3 e Fe3O4) como aditivos no desgaste por deslizamento lubrificado de um par aço-aço. | pt_BR |
dc.title.alternative | Effect of the addition of iron oxides (Fe2O3 and Fe3O4) as additives in the lubricated sliding wear of a steel-steel pair. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Regina Paula Garcia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3275015191649634 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira Júnior, Mário Martins | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1683380076926386 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, Priscila Ferreira Barbosa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5099495604163302 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8545308H6 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A literatura é controversa quanto a influência de debris no comportamento tribológico. Alguns trabalhos mostram que o atrito e desgaste são influenciados pelo tamanho da partícula. Já outros trabalhos, mostraram que a concentração de partículas pode levar a um aumento do atrito. Este trabalho tem como objetivo o estudo do efeito da adição de óxido de ferro no desgaste por deslizamento lubrificado de um par aço-aço. Para esse estudo, foram realizados ensaios de desgaste por deslizamento lubrificado alternado com adição de óxidos Fe2O3 e Fe3O4, onde foi variada a concentração dos óxidos em 1% e 10% em peso. Os ensaios com a adição de Fe2O3 (partículas menores e mais duras) apresentaram um aumento de aproximadamente 10% no atrito e de 291% na taxa de desgaste, da concentração de 1% para a de 10%. A adição de partículas de Fe3O4 (partículas maiores e menos duras) contribuiu para uma queda na taxa de desgaste de aproximadamente 80% e 35% para as concentrações de 1% e 10%, respectivamente. Sugerindo que a dureza relativa em relação aos corpos em contato foi o fator determinante para esses resultados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 44 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Mecânica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Efeitoadiçãoóxidos.pdf | 1.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.