Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24889
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Nicollas Gabriel Assunção-
dc.date.accessioned2019-04-16T17:14:28Z-
dc.date.available2019-04-16T17:14:28Z-
dc.date.issued2019-04-08-
dc.identifier.citationSOUZA, Nicollas Gabriel Assunção. Utilização de Imagens Terrestres e Aérea para a Identificação de Imperfeições no Pavimento Asfáltico. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica) - Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24889-
dc.description.abstractThe use of asphalt pavement for the movement of cargo and personnel vehicles is of utmost importance for the development of the country, so it is crucial that strategies are applied to maintain the quality of the track in good condition and extend its useful life. This work aimed to analyze and compare the use of different photogrammetry methods for the identification of imperfections in a pavement in the municipality of Romaria – Minas Gerais. The methodology consisted of the aerial image analysis, collected by a remotely piloted aircraft (RPA), and terrestrial, acquired using a mobile mapping system (MMS), to obtain information regarding asphalt pavement that could aid in the investigation of the present pathologies in the same. Based on this information, it was possible to evaluate the pathologies using the integration between aerial and terrestrial images, to create a diagnostic of these pathologies, to evaluate the quality of the pavement following DNIT norms and to infer alternatives of corrective and preventive intervention for the road mesh. From the analyzes carried out, it was possible to conclude that the use of images with different perspective points is feasible for the identification of pathologies in the road, and can be an excellent tool for decision making regarding what alternatives should be used in the asphalt pavement for the maintenance and prevention of future imperfections.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFotogrametriapt_BR
dc.subjectARPpt_BR
dc.subjectSMMpt_BR
dc.subjectPavimento Asfálticopt_BR
dc.subjectPatologias no Pavimentopt_BR
dc.titleUtilização de imagens terrestres e aérea para a identificação de imperfeições no pavimento asfálticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Seabra, Luciany Oliveira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1270315505605105pt_BR
dc.contributor.advisor1Gallis, Rodrigo Bezerra de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9328058090596916pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0072055446130269pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA utilização de pavimento asfáltico para o deslocamento de veículos de carga e pessoal é de suma importância para o desenvolvimento do país, por isso, é crucial que sejam aplicadas estratégias que visam manter a qualidade da pista em bom estado e prolongue sua vida útil. Este trabalho acadêmico teve por objetivo analisar e comparar o emprego de diferentes métodos de fotogrametria para a identificação das imperfeições num pavimento no município de Romaria – Minas Gerais. A metodologia consistiu na análise de imagens aérea, coletada por uma aeronave remotamente pilotada (ARP), e terrestre, adquiridas usando um sistema de mapeamento móvel (SMM), para a obtenção de informações referente ao pavimento asfáltico que pudessem auxiliar na investigação das patologias presentes no mesmo. Com base nessas informações foi possível avaliar as patologias usando da integração entre imagens aérea e terrestre, criar um diagnóstico dessas patologias, fazer a avaliação da qualidade do pavimento seguindo normas do DNIT e inferir alternativas de intervenção corretiva e preventiva para a malha viária. A partir das análises realizadas, foi possível concluir que a utilização de imagens com pontos de perspectiva diferentes é viável para a identificação de patologias na via, e podem vir a ser uma excelente ferramenta para a tomada de decisão no que diz respeito a quais alternativas de intervenção devem ser empregadas no pavimento asfáltico para a manutenção e prevenção de futuras imperfeições.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia de Agrimensura e Cartográficapt_BR
dc.sizeorduration63pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::ENGENHARIA DE AGRIMENSURApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::ENGENHARIA CARTOGRAFICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (Monte Carmelo)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UtilizaçãoImagensTerrestres.pdf4.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.