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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24764
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Qualificação docente: reflexos nas remunerações ao longo do ciclo de vida profissional |
Título(s) alternativo(s): | Teacher qualification: reflections on remuneration along the professional life cycle |
Autor(es): | Silva, Débora Cunha Corrêa |
Primeiro orientador: | Miranda, Gilberto José |
Primeiro membro da banca: | Silva, Marli Auxiliadora da |
Segundo membro da banca: | Leal, Edvalda Araújo |
Terceiro membro da banca: | Nova, Silvia Pereira de Castro Casa |
Resumo: | Ao adquirir conhecimento o ser humano transforma sua vida, seja do ponto de vista econômico ou social (CUNHA, 2007), sendo que a capacidade de um povo é melhorada com a educação, visto que ela influencia a renda e o contexto cultural (SCHULTZ, 1960). Assim é preconizado pela Teoria do Capital Humano, pois pessoas com níveis educacionais mais elevados têm melhores oportunidades de trabalho e consequentemente de melhores rendas (CUNHA, 2007). Dessa forma, o objetivo deste estudo foi identificar os efeitos das qualificações na renda obtida na docência e no mercado de trabalho dos professores da graduação em Ciências Contábeis do Brasil, durante o ciclo de vida profissional. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, bibliográfica, quantitativa, e o levantamento (survey) dos dados foi realizado por meio de questionário direcionado aos docentes na graduação em Ciências Contábeis. No tocante ao tratamento dos dados, recorreu-se à estatística descritiva, ao teste Mann-Whitney e ao teste de regressão multivariada. Foram convidados 3.812 docentes dos cursos de graduação de Ciências Contábeis no Brasil para participar da pesquisa, mas somente 388 professores, responderam ao questionário, consolidando a amostra. As informações sociodemográficas obtidas foram analisadas e restou demonstrado que na área da docência contábil ainda é preponderantemente composta por homens, pois 60,57% dos respondentes são do sexo masculino e 39,43% do sexo feminino, apesar de um crescimento significativo da quantidade de mulheres, nas primeiras fases do ciclo de vida profissional (de um a três anos de carreira) onde já se encontram 56,52% de mulheres e 43,48% de homens, demonstrando uma forte tendência de inversão para um futuro próximo. As fases do ciclo de vida profissional delineadas no estudo de Huberman (2000), são representadas pela Entrada (1 a 3 anos de carreira), Estabilização (4 a 6 anos de carreira), Diversificação (7 a 25 anos de carreira), Serenidade (25 a 35 anos de carreira) e Desinvestimento (35 a 40 anos de carreira). Na presente pesquisa, mostrou-se preponderante a terceira fase com 60,05% dos respondentes, ou seja, 233 respondentes estão nesta fase do ciclo de vida profissional, talvez por ela ser a de maior representatividade e durabilidade. No que se refere à renda média por fase do ciclo de vida, constatou-se um aumento ao longo das fases, mas demonstrando que o homem ainda tem renda superior à da mulher, conforme já observado pelo Fórum Econômico Mundial, o qual avaliou as desigualdades de renda por sexos nos países, observando que no Brasil os principais gargalos são as disparidades dos salários em funções semelhantes e de renda obtida por intermédio do trabalho. As qualificações acadêmica, profissional e pedagógica demonstraram uma tendência de mulheres nas fases iniciais do ciclo de vida, bem como a influência dessas qualificações na renda, uma vez que o professor titulado consegue uma melhor colocação no mercado de trabalho. As regiões Sul e Sudeste concentram a maioria dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação stricto sensu, sendo também que são as regiões onde se concentra as maiores rendas. Nesse sentido, com fundamento na Teoria do Capital Humano, observou-se que a renda do docente aumenta com o tempo, seja por adquirir experiência de acordo com o ciclo de vida, bem como pela qualificação obtida nos cursos de pós-graduação stricto sensu. |
Abstract: | Acquiring knowledge the human being transforms his/her life from the economic or social point of view (CUNHA, 2007). The capacity of a people is enhanced by education, once it influences income and the cultural context (SCHULTZ, 1960). Thus, it is advocated by the Human Capital Theory, since people with higher educational levels have better job opportunities and consequently better incomes (CUNHA, 2007). According to Campos (2016), the contribution of education in the social sphere should be understood as a means of preparing and training future teachers who will work in the various areas of knowledge. Therefore, the general aim of this study was to evaluate the effect of teacher qualifications on the remuneration obtained in teaching and in the labor market, according to the phases of the professional life cycle. For this, a descriptive, survey, bibliographical and quantitative research was developed. As far as data processing was concerned, we used descriptive statistics, the Mann-Whitney test and the multivariate regression test. The sample consisted of 388 professors of the undergraduate courses in Accounting Sciences in Brazil. The information obtained was analyzed and it was shown that the accounting area is still predominantly composed of men, despite a significant increase in the number of women, especially in the first phases of the life cycle. The phase of the preponderant life cycle is the third one, perhaps because it is the most representative and durable. With regard to the average income per phase of the life cycle, an increase was observed throughout the phases, but demonstrating that the man still has higher income than the woman. Academic, professional and pedagogical qualifications have shown a tendency for women in the early stages of the life cycle, as well as the influence of these qualifications on income, since the titled teacher achieves a better placement in the labor market. The South and Southeast regions concentrate the majority of the undergraduate courses and also of the stricto sensu graduate programs, being also the largest creations of source of incomes. In this sense, based on the Human Capital Theory, it was observed that the teacher's income increases with time, either by acquiring experience according to the life cycle, as well as by the qualification obtained in the stricto sensu postgraduate courses. |
Palavras-chave: | Ciclo de vida Qualificações docentes Teoria do Capital Humano Ciências Contábeis Life cycle Teaching qualifications Theory of Human Capital Accounting Sciences Contabilidade Contadores Contadores - Formação profissional Contabilidade - Formação de professores Contadores - Honorários |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis |
Referência: | SILVA, Débora Cunha Corrêa. Qualificação docente: reflexos nas remunerações ao longo do ciclo de vida profissional. 2019. 72 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.942 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24764 |
Data de defesa: | 18-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Ciências Contábeis |
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