Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24625
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Olhar para o passado, caminhar para o futuro: campanha transmídia de celebração dos dez anos de criação do Instituto Federal do Triângulo Mineiro
Alternate title (s): Looking to the past, moving towards the future: a transmedia campaign celebrating the ten years of the creation of the Federal Institute of Triângulo Mineiro
Author: Almeida, Danilo Silva de
First Advisor: Tonus, Mirna
First member of the Committee: Dorne, Vinícius Durval
Second member of the Committee: Lemos, André Souza
Summary: O aniversário de dez anos de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dos quais faz parte o Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM, foi celebrado em 29 de dezembro de 2018. A necessidade de fortalecimento da imagem do IFTM devido ao cenário político desfavorável às instituições de ensino públicas, o compromisso com as atribuições da comunicação pública e a comemoração da data por todos os Institutos Federais do Brasil foram os motivadores para a realização de uma campanha contando a história da instituição na última década, planejada pelo pesquisador e executada por ele e equipe de Comunicação do IFTM. Na campanha, foi apresentada a atuação do IFTM sob diversas facetas, reforçando junto aos seus públicos a importância de sua existência e informando sua comunidade sobre os serviços a ela ofertados. Para isso, foram utilizadas técnicas de narrativa transmídia, associadas ao resgate da memória institucional e ao fortalecimento de sua identidade. Modelos de estudo de produtos transmídia, normalmente utilizados para análise, foram empregados como ferramentas para a construção de um universo narrativo no qual se baseou a campanha.
Abstract: The ten-year anniversary of the creation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology, which includes the Federal Institute of Triângulo Mineiro - IFTM, was celebrated on December 29, 2018. The need to strengthen IFTM's image due to the unfavorable political scenario, and the commemoration of the date by all the brazilian Federal Institutes were the motivators for realizing a campaign telling the history of the institution in the last decade, planned by the researcher and executed by him and the IFTM Communication team. It was presented the performance of the IFTM in several facets, reinforcing with its stakeholders the importance of its existence and informing its community about the services offered to it. For this purpose, techniques of transmedia storytelling were used, associated to the rescue of the institutional memory and the strengthening of its identity. Models of study of transmedia products, usually employed for analysis, were used as tools for the construction of a narrative universe on which the campaign was based.
Keywords: Comunicação pública
Memória institucional
Transmídia
Educação
História
Public communication
Institutional memory
Transmedia
Educação - História
Instituto Federal do Triângulo Mineiro - História
Ensino técnico - Minas Gerais - História
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Quote: ALMEIDA, Danilo Silva de. Olhar para o passado, caminhar para o futuro: campanha transmídia de celebração dos dez anos de criação do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.929
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.929
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24625
Date of defense: 22-Feb-2019
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OlharPassadoCaminhar.pdfDissertação3.36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.