Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24618
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Construcionismo social na América Latina: o instituto Taos e o caso dos trabalhos sociais e comunitários |
Alternate title (s): | Social constructionism in Latin America: The Taos institute and the case of social and community works |
Author: | Manfrim, Ana Flávia Nascimento |
First Advisor: | Rasera, Emerson Fernando |
First member of the Committee: | Guanaes-Lorenzi, Carla |
Second member of the Committee: | Martins, Pedro Pablo Sampaio |
Third member of the Committee: | Rezende, Paula Cristina Medeiros |
Summary: | O construcionismo social pode ser caracterizado como um movimento teórico múltiplo, articulado em torno de alguns pressupostos centrais. Estes pressupostos ressaltam: o caráter cultural e histórico das formas de conhecermos o mundo; a ênfase nos relacionamentos; uma noção de linguagem como performance; a interligação entre conhecimento e ação e a busca pela reflexividade e construção de futuros alternativos. Voltado, inicialmente, ao campo da psicologia social e da produção de conhecimento, ao longo do tempo se expande para diferentes campos: o da terapia, das organizações e, mais recentemente, da educação. Porém, percebe-se uma menor expressão no campo dos trabalhos sociais e comunitários. Além disso, desenvolvido especialmente nos contextos dos EUA e Europa, a medida que se expande atinge outras localidades. Interessado no movimento de difusão do construcionismo social na América Latina, o objetivo desse estudo é investigar como se apresenta o Construcionismo Social entre profissionais da América Latina que são membros associados do Instituto Taos e analisar os trabalhos no campo comunitário e social por eles desenvolvidos. Para tanto, consideramos o trabalho social e comunitário como um campo em que lida com problemáticas sociais e que valoriza intervenções com grupos e comunidades em detrimento a campos tradicionais de ação com o indivíduo. Neste sentido, apoiado nas contribuições da análise documental e da análise de conteúdo, foi realizado um movimento de caracterização dos associados latino-americanos do Instituto Taos por meio das categorias: pais de origem, formação, titulação, instituição e presença de publicação. A partir do enfoque nos trabalhos comunitários e sociais, foram coletadas produções bibliográficas de associados destes campos. A análise das produções produziu três eixos de análise: (1) “Que produção é esta?”, que caracterizou os diferentes tipos de trabalho, temáticas e metodologias produzidas por estes profissionais; (2) “Quais os usos do construcionismo social?”, em que destacamos um uso como marco teórico e conceitual, um uso para/de práticas, e uma influência construcionista; (3) e “A utilização de recursos para práticas sociais e comunitárias”, em que se percebe movimentos de reafirmação de práticas já consolidadas – como a Abordagem Colaborativa, a Prática Narrativa e o Projeto de Conversações Públicas – e movimentos de inovação e proposição de novas teorias e práticas - os diálogos generativos, a Terapia Comunitária Integrativa e a Facilitação Sistêmica de processos coletivos. Por fim, destacamos que os dados parecem sinalizar que o construcionismo social, enquanto discurso teórico sobre o mundo, oferece uma inteligibilidade que se torna útil, tanto como postura como ação para a prática e produção bibliográfica de profissionais. Além disso, propomos que ao dar visibilidade para a literatura e práticas produzidas na América Latina, estes recursos podem ser pensados como formas de inspiração para profissionais que lidam com diferentes desafios no campo social e comunitário. |
Abstract: | Social constructionism can be characterized as a multiple theoretical movement, articulated around some central assumptions. These assumptions emphasize: the cultural and historical character of the ways of knowing the world; the emphasis on relationships; a notion of language as performance; the interconnection between knowledge and action and the search for reflexivity and construction of alternative futures. Initially focused on the field of social psychology and in the production of knowledge, among the years it expands to different fields: therapy, organizations, and more recently education. However, we can notice that there is less expression in the field of social and community work. Also,although it initially develops especially in the US and European contexts, as it expanses also reaches other locations in the world. Interested in the diffusion movement of social constructionism in Latin America, the objective of this study is to investigate how Social Constructionism is presented among professionals from Latin America who are associate members of the Taos Institute and to analyze the work in the community and social field developed by them. We consider social and community work as a field in which the professionals care aboutand deal with social problems and which interventions with groups and communities are valued, to the detriment of traditional fields of action with the individual. In this sense, supported by the contributions of documentary analysis and content analysis, we characterized the Latin American associates of the Taos Institute, in which the following categories were highlighted: country of origin, professional formation, degree, institution and publication. From the focus on community and social work, bibliographic productions of associates from these fields were collected. The analysis of the publications from this associated produced three axes of analysis: (1) "What production is this?", which characterized the different types of work, thematic and methodologies produced by these professionals; (2) "What are the uses of social constructionism", in which we highlight a use as a theoretical and conceptual framework, a use for practice and the use of practices, and a constructionism influence; (3) and "The use of resources for social and community practices", in which we can see movements to reaffirm consolidated practices - such as the Collaborative Approach, Narrative Practice and the Public Conversation Project - and innovation movements of proposition of new theories and practices - the Generative Dialogues, the Integrative Community Therapy and the Systemic Facilitation of collective processes. Finally, we point out that the data seem to indicate that social constructionism, as a theoretical discourse about the world, offers an intelligibility that becomes useful both as a posture and action for the practice and bibliographical production of professionals. In addition, we propose that by giving visibility to the literature and practices produced in Latin America, these resources can be thought of as forms of inspiration for professionals who deal with different social and community challenges. |
Keywords: | Construcionismo social América Latina Instituto Taos Trabalhos sociais e comunitários Psicologia Psicologia Social Serviço social de grupo Social constructionism Taos institute Latin America Social and community work |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Quote: | MANFRIM, Ana Flávia Nascimento. Construcionismo social na América Latina: o instituto Taos e o caso dos trabalhos sociais e comunitários. 2018. 136 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.1226 |
Document identifier: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.1226 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24618 |
Date of defense: | 23-Feb-2018 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ConstrucionismoSocialAmérica .pdf | 2.35 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.