Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24563
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Efeito de diferentes substratos na propagação de microgramma persicariifolia (Schard.) presl por meio de esporos
Autor(es): Carvalhaes, Noêmia de Castro Alves
Primeiro orientador: Gomes, Ofélia Cleusa Rosante
Primeiro membro da banca: Ranal, Marli
Segundo membro da banca: Kerr, Warwick Estevam
Terceiro membro da banca: Barcelos, Nora-Ney Santos
Resumo: As pteridófitas, graça à atração estética de sua folhagem, são largamente usadas como plantas ornamentais, podendo ser propagadas por meio da reprodução assexuada (propagação vegetativa) ou sexuada (propagação por esporos). A propagação por meio de esporos é muito importante no sentido de preservar a planta mãe em seu habitat natural, sem danificar a natureza. Vários fatores influem na formação de mudas por meio de esporos e, dentre eles, o substrato tem importância determinante. Esporos de Microgramma persicariifolia (Schrad.) Presl, obtidos de material coletado na Estação Ecológica do Fanga, Uberlândia - MG, foram avaliados quanto ao efeito do diferentes substratos na formação de gametófitos e esporófitos. O delineamento estatístico adotado foi o inteiramente causalizado, com três tratamentos e cinco repetições, utilizando-se solo, solo/xaxim (1:1) e solo/vermiculita (1:1). us. e.E.purws foram disseminados em recipientes plásticos de 4,1 x 4 x 1 x 3,52 cm, mantidos a uma temperatura média má>lima de 24,0("C ± 0,13 e mínima de 22,4"C ± 0,07 (média ± erro padrão), sob luz fluorescente continua à irradiância média de 1585,56 ± 178,17 uW/cm (média + erro padrão). Após quatro e seis meses da instalação do experimento, foram feitas as contagens de gametófitos e esporófitos, respectivamente. Dos substratos testados, solo e solo/vermiculita mostraram-se mais eficazes na formação de gametófitos. No solo e solo/xaxim foram obtidos os melhores resultados para a formação de esporófitos. A estrutura fálica do substrato parece ter sido uma propriedade determinante na formação, de gametófito, devido ao favorecimento da adesão dos esporos na superfície de suas partículas. Os resultados obtidos também indicam que a densidade populacional de gametófitos formados interferiu na formação de esporófitos. Solo/ xaxim, apesar de 1-1c> ter sido o substrato mais eficaz para a formação de gametófitos, estimulou a formação de esporófitos, tanto quanto o solo que foi o tratamento de melhor desempenho.
Palavras-chave: Pteridófitas
Botânica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CARVALHAES, Noêmia de Castro Alves. Efeito de diferentes substratos na propagação de Microgramma persicariifolia (Schard.) Presl por meio de esporos. 1995. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1995.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24563
Data de defesa: 20-Dez-1995
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EfeitoDiferentesSubstratos.pdf4.84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.