Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24556
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Utilização de inimigos naturais no controle de Musca domestica (Diptera: Muscidae) que se desenvolve em esterco de granja de galinhas poedeiras.
Autor: Araújo, Simone Paixão
Primer orientador: Carvalho, Ana Maria Coelho
Primer miembro de la banca: Silva, Fábio M. Andrade
Segundo miembro de la banca: Mendes, Júlio
Tercer miembro de la banca: Barcelos, Nora-Ney Santos
Resumen: Este trabalho foi realizado devido à importância de se estudar potenciais predadores de ovos e larvas de Musca domestica, que se desenvolvem em esterco de granjas de galinhas poedeiras. Essa mosca ocorre em altas densidades populacionais e apresenta importância médica, podendo disseminar doenças ao homem e animais domésticos. O objetivo do trabalho foi verificar a eficiência de predação e preferência alimentar de quatro inimigos naturais dessa mosca: Hololepta quadridentatum (Coleoptera: Histeridae); Carcinops pumilio (Coleoptera: Histeridae); Alphitobius diaperinus (Coleoptera: Tenebrionidae) e Strongylopsalis matherinnii (Dermaptera). As formas imaturas de Musca domestica foram coletadas na Fazenda Experimental do Glória da UFU e os inimigos naturais coletados na Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia. Os experimentos foram montados no moscário da UFU . Foram feitos dois tipos de experimentos o primeiro para verificar a preferência alimentar de cada inimigo; consistia em oferecer duas larvas (larva 1, larva 2, larva 3) ou duas popas, a um indivíduo adulto de cada espécie de predador testada. As observações eram feitas em intervalos de 4h, num total de 48h de observação, sendo que foram realizadas três repetições. O segundo tipo de experimento, para testar a capacidade de controle de cada espécie predadora; consistia em colocar com um lote de 100 ovos de Musca domestica, cinco indivíduos adultos de cada espécie testada. Esperava-se a emergência dos adultos para avaliar-se o número dos mesmos que havia sobrevivido. Foram realizadas três repetições desse experimento. O H. quadridentatum predou preferencialmente popas e larvas 3, realizando uni controle de 99,26% da população de Mr. domestica . C. pumilio predou preferencialmente larvas 1 e teve urna taxa de controle de 56,78% sobre a população de M. domestica. Já S. matherbmii predou larvas 1 e poucas larvas 2, apresentando taxa de controle de 37,0% . Os adultos de A. diaperinus não predaram as formas imaturas dessa mosca. Os predadores testados mostraram diferentes preferências alimentares de acordo com as várias fases imaturas de M. domestica. O. H. quadridentatum foi o mais eficiente, indicando a necessidade de maiores estudos.
Palabras clave: Diptera
Ecologia
Musca domestica
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ARAÚJO, Simone Paixão. Utilização de inimigos naturais no controle de Musca domestica (Diptera: Muscidae) que se desenvolve em esterco de granja de galinhas poedeiras. 1995. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1995.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24556
Fecha de defensa: 7-dic-1995
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
UtilizacaoInimigosNaturais.pdf6.42 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.