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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24525
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Nigro, Guilherme Piau | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-13T17:06:54Z | - |
dc.date.available | 2019-03-13T17:06:54Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-13 | - |
dc.identifier.citation | NIGRO, Guilherme Piau.Estudo da aplicação de metodologias ativas na disciplina de transferência de calor I. 2018 .33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24525 | - |
dc.description.sponsorship | CBMM - Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas. | pt_BR |
dc.subject | Soluções em ensino | pt_BR |
dc.subject | Transferência de Calor | pt_BR |
dc.title | Estudo da aplicação de metodologias ativas na disciplina de transferência de calor I | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sousa, Priscila Ferreira Barbosa de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730305E6 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Ana Marta de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763240T3 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Assis, Elaine Gomes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727361P6 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8495650T3 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O modelo de ensino usado na grande maioria das universidades e principalmente nos cursos de engenharia é o mesmo aplicado desde o pós-guerra e começo da guerra fria, onde o professor é detentor do conhecimento e o aluno é um elemento passivo que deve absorver o que é repassado. Em cursos consolidados, de bases cinquentenárias como os cursos de engenharia da FEMEC - Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a ideia de inovar o modelo de ensino através de novas técnicas de aprendizagem ainda está em estágios iniciais, uma vez que, o curso segue o mesmo modelo a mais de cinquenta anos e isso tem apresentado bons resultados, a FEMEC tem reconhecimento internacional e grande inserção nacional. Entretanto a geração que chega às universidades é uma geração crítica, imersa num mundo digital e globalizado, com informação ao toque dos dedos. É uma geração dinâmica, que tem pressa de aprender e que precisa ser entendida e absorvida. Neste sentido e por observar turmas apáticas, sem interesse, desmotivadas e sem objetivo, experiências de ensino em torno de metodologias ativas foram incorporadas na disciplina de Transferência de Calor I. Os resultados obtidos com a nova metodologia foram comparados com semestres anteriores e mostram que houve uma redução de 50% no índice de reprovação além de um aumento nas notas finais dos alunos beneficiando principalmente os alunos que estavam no limiar da reprovação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 33 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Mecânica |
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