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dc.creatorNigro, Guilherme Piau-
dc.date.accessioned2019-03-13T17:06:54Z-
dc.date.available2019-03-13T17:06:54Z-
dc.date.issued2018-12-13-
dc.identifier.citationNIGRO, Guilherme Piau.Estudo da aplicação de metodologias ativas na disciplina de transferência de calor I. 2018 .33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24525-
dc.description.sponsorshipCBMM - Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineraçãopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologias ativas.pt_BR
dc.subjectSoluções em ensinopt_BR
dc.subjectTransferência de Calorpt_BR
dc.titleEstudo da aplicação de metodologias ativas na disciplina de transferência de calor Ipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Priscila Ferreira Barbosa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730305E6pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Ana Marta de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763240T3pt_BR
dc.contributor.referee2Assis, Elaine Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727361P6pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8495650T3pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO modelo de ensino usado na grande maioria das universidades e principalmente nos cursos de engenharia é o mesmo aplicado desde o pós-guerra e começo da guerra fria, onde o professor é detentor do conhecimento e o aluno é um elemento passivo que deve absorver o que é repassado. Em cursos consolidados, de bases cinquentenárias como os cursos de engenharia da FEMEC - Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a ideia de inovar o modelo de ensino através de novas técnicas de aprendizagem ainda está em estágios iniciais, uma vez que, o curso segue o mesmo modelo a mais de cinquenta anos e isso tem apresentado bons resultados, a FEMEC tem reconhecimento internacional e grande inserção nacional. Entretanto a geração que chega às universidades é uma geração crítica, imersa num mundo digital e globalizado, com informação ao toque dos dedos. É uma geração dinâmica, que tem pressa de aprender e que precisa ser entendida e absorvida. Neste sentido e por observar turmas apáticas, sem interesse, desmotivadas e sem objetivo, experiências de ensino em torno de metodologias ativas foram incorporadas na disciplina de Transferência de Calor I. Os resultados obtidos com a nova metodologia foram comparados com semestres anteriores e mostram que houve uma redução de 50% no índice de reprovação além de um aumento nas notas finais dos alunos beneficiando principalmente os alunos que estavam no limiar da reprovação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration33pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Mecânica

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