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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24483
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Baldo, Lucas Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-08T13:44:57Z | - |
dc.date.available | 2019-03-08T13:44:57Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-07 | - |
dc.identifier.citation | BALDO,Lucas Ferreira. Estudo sobre Mecânica do Contato no Desgaste por Deslizamento Alternado em um Contato Cilindro Plano. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24483 | - |
dc.description.abstract | Different types of wear tests are used to evaluate and improve the tribological performance of equipment. Knowing the behavior of some parameters in these tests is important to evaluate their application and representativeness. The purpose of this work is to analyze the behavior of contact pressure and wear rate in the reciprocating sliding wear test using a cylinder-on-flat contact. This test configuration is little used when compared to the ball-on-flat one, however it has some advantages such as: 1 - softer variation of the contact pressure, 2 - greater contact width. These characteristics are beneficial in the testing of coatings and other surface modifications. The greatest difficulty in its execution is to promote the transversal alignment between the cylinder and the sample. An alignment system was developed. Tests of different durations were carried out to obtain wear and contact pressure. Triboscopic maps of friction coefficient and contact potential of the tests were also analyzed. It was then possible to obtain the contact pressure curves and wear rate throughout the tests; however, no relationship was found between these two variables. The variation of the wear rate could be attributed to other factors acting on the tests. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teste de desgaste por deslizamento alternado | pt_BR |
dc.subject | Contato cilindro-plano | pt_BR |
dc.subject | Mecânica do contato | pt_BR |
dc.subject | Triboscopia | pt_BR |
dc.title | Estudo sobre Mecânica do Contato no Desgaste por Deslizamento Alternado em um Contato Cilindro Plano. | pt_BR |
dc.title.alternative | Contact Mechanics Study of a Reciprocating Cylinder on Flat Wear Test. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva Junior, Washington Martins da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2993173987424895 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Regina Paula Garcia | - |
dc.contributor.referee2 | Teles, Vinícius Carvalho | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1251655142990284 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Diferentes tipos de testes de desgaste são utilizados para avaliar e melhorar o desempenho tribológico de equipamentos. Conhecer o comportamento de alguns parâmetros nesses testes é importante pra avaliar a aplicação e representatividade dos mesmos. O objetivo deste trabalho é analisar o comportamento da pressão de contato e taxa de desgaste no teste de desgaste por deslizamento alternado utilizando o contato cilindro-plano. Essa configuração de teste é pouco utilizada quando comparada com a esfera-plano, entretanto possui algumas vantagens como: 1 - variação mais suave da pressão de contato, 2 - maior largura de contato. Essas características são benéficas no teste de revestimentos e outras modificações superficiais. A maior dificuldade na sua execução consiste em promover o alinhamento transversal entre o cilindro e a mostra. Diante disso foi desenvolvido um sistema de alinhamento. Foram realizados testes de diferentes durações para obtenção do desgaste e pressão de contato. Também foram analisados mapas triboscópicos de coeficiente de atrito e potencial de contato dos testes. Foi possível então obter as curvas de pressão de contato e taxa de desgaste ao longo dos testes, entretanto não se observou relação entre essas duas variáveis. A variação da taxa de desgaste pôde ser atribuída a outros fatores atuantes nos ensaios. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 34 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Mecânica |
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