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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24446
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | permanência na universidade: estudo de caso sobre o percurso acadêmico de uma estudante |
Autor(es): | Oliveira, Ítalo Weiner Martins de |
Primeiro orientador: | Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos |
Primeiro membro da banca: | Souza, Cirlei Evangelista Silva |
Segundo membro da banca: | Rodrigues, Thais de Souza |
Terceiro membro da banca: | peretta, Anabela Almeida Costa e Santos |
Resumo: | Este trabalho analisa o percurso acadêmico e os significados atribuídos a experiências na graduação de uma estudante de 22 anos que estava em dúvida sobre permanecer ou evadir do curso. Os dados foram obtidos em 2016, período marcado por discussões sobre saúde discente (mental e física) e evasão no Ensino Superior. Este contexto também fora afetado pelo plano político quando, finalizou-se o processo de impeachment da então presidenta Dilma Rousseff, seguido pela aprovação de projetos como a reforma do ensino médio e a PEC do congelamento de gastos, que influenciaram negativamente nas perspectivas profissionais principalmente para licenciaturas e diminuíram os auxílios para os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica. , Foi realizada uma entrevista semiestruturada, analisada sob a luz de pressupostos da Psicologia Escolar crítica. A partir da análise da entrevista emergiram seis categorias: 1) O impacto institucional na forma de conceber alunos e professores; 2) Influência e barreiras institucionais para formação emancipadora; 3) A tomada do cotidiano pela formação; 4) Direitos estudantis e relevância da autonomia sobre a própria formação; 5) Para além do foco na solidariedade e sobre o ingresso em chamadas avançadas; 6) Em Busca de sentido, o lugar e a forma do aluno no espaço acadêmico. Encontrou-se que fatores como uma universidade fomentadora da formação de laços afetivos, estudantis e profissionais, maior transparência nas burocracias, adoção de uma postura política participativa em consonância com interesses grupais dos alunos, e concepção dos estudantes como sujeitos plurais, ativos e variados por parte da instituição de ensino emergem como fatores positivos no sentido da permanência dos estudantes no contexto universitário. |
Abstract: | This work analyzes the academic course and meanings attributed to the experiences of a 22 year old student who was in doubt about staying or evading the course. The informations were obtained in 2016, a period marked by discussions about student health (mental and physical) and avoidance in higher education. This context was also affected by the political plan, when ended up the Impeachment process of Dilma Roussef (president of the Republic in 2016), followed by the approval of projects such as the reform of secondary education and the PEC that froze expenses, which had a negative impact on the professional prospects, mainly for degrees and reduced the support for students in socio-economic vulnerability. We analyzed a semi structured interview, carried out under the assumptions of critical school psychology. From the analysis of the interview emerged six categories: The institutional impact in the form of conceiving students and teachers; Influence and institutional barriers to emancipatory formation; The taking of daily life by training; Student rights and relevance of autonomy over the own formation; to beyond the focus on solidarity and on entry into advanced calls; In Search of meaning, the place and the form of the student in the academic space. It was found that factors such as a university fostering the formation of affective, student and professional ties, greater transparency in bureaucracies, adoption of a participative political stance in line with the group's interests of the students, and conception of the students as plural subjects, active and varied by part of the educational institution emerge as positive factors in the sense of permanence. |
Palavras-chave: | Solidariedade estudantil Permanência Estudantil Sofrimento Psíquico |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | OLIVEIRA, Ítalo Weiner Martins de. Permanência na Universidade: Estudo de caso sobre o percurso acadêmico de uma estudante. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24446 |
Data de defesa: | 1-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
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