Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24391
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Air quality board game: elaboração e avaliação de estratégia pedagógica para ajudar na formação crítica e autônoma do engenheiro ambiental
Título (s) alternativo (s): Air quality board game: elaboration and evaluation of pedagogical strategy to assist in the critical and autonomous training of the environmental engineer
Autor: Rodrigues, Felipe Roberto Dias
Primer orientador: Carbone, Samara
Primer miembro de la banca: Almeida, Maria Rita Raimundo e
Segundo miembro de la banca: Oliveira, Bruna Fernanda Faria
Resumen: Quando a informação é amplamente disponível e, muitas vezes, uma razão para a distração, a criatividade é necessária para manter o interesse dos alunos na sala de aula. A aprendizagem lúdica oferece uma opção nesse sentido, restaurando a motivação e a atenção dos alunos. É neste contexto que foi criado o Air Quality Board Game (AQBG). O AQBG foi adaptado de Role-Playing Games (RPG) e consiste em um jogo de tabuleiro cooperativo, ou seja, os alunos jogam em equipe para atingir um objetivo. Normalmente, em RPG, os jogadores jogam dados e os deixam decidir sobre o sucesso de realizar uma ação específica, como abrir uma porta, comprar um item ou atacar um oponente. Na AQBG, os jogadores têm que responder perguntas e resolver problemas relacionados ao tema para obter sucesso em tais ações. O cenário de fundo é uma cidade de tamanho médio (500.000 habitantes) sofrendo de degradação da qualidade do ar e os jogadores são a última esperança deste cidadão. O jogo é jogado em rodadas. Cada rodada é composta por cinco turnos. O objetivo principal é salvar a cidade da degradação da qualidade do ar antes que os jogadores morram devido aos efeitos adversos à saúde. A cada rodada há mais poluentes emitidos pelas casas poluídas específicas e os jogadores devem decidir como agir para mitigar a poluição do ar. O AQBG foi aplicado na aula lúdica da disciplina "GET048 - Poluição e Qualidade do Ar", do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Uberlândia e, após a aplicação, os alunos responderam a um questionário por meio do qual se concluiu que a utilização do jogo foi útil para o aprendizado da disciplina.
Abstract: When information is widely available and often a reason for distraction, creativity is needed to keep students interested in the classroom. Playful learning offers an option in this direction, restoring students' motivation and attention. It is in this context that the Air Quality Board Game (AQBG) was created. The AQBG was adapted from Role-Playing Games (RPG) and consists of a cooperative board game, the students play as a team to achieve a goal. Usually in RPG, players play dice and let them decide on the success of performing a specific action, such as opening a door, buying an item, or attacking an opponent. In AQBG, players have to answer questions and solve problems related to the theme to succeed in such actions. The background scenery is a medium-sized city (500,000 inhabitants) suffering from degraded air quality and players are the last hope of this citizen! The game is played in rounds. Each round consists of five turns.The main goal is to save the city from the degradation of air quality before players die due to adverse health effects. With each round there are more pollutants emitted by specific polluted areas, players must decide how to act to mitigate air pollution.The AQBG was presented in the play class of the discipline GET048 - Air Pollution and Quality, of the Environmental Engineering course of the Federal University of Uberlândia and, after the application, the students answered a questionnaire through which it was concluded that the use of the game was useful for the learning of the discipline.
Palabras clave: Poluição do Ar
Meio Ambiente
Lúdico
RPG
Role Playing Game
Qualidade do Ar
Jogo
Air Pollution
Environment
Ludic Learning
Air Quality
Game
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: RODRIGUES, Felipe Roberto Dias. Air quality board game: elaboração e avaliação de estratégia pedagógica para ajudar na formação crítica e autônoma do engenheiro ambiental. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24391
Fecha de defensa: 14-dic-2018
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Ambiental e Sanitária

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AirQualityBoardGame.pdfTCC3.11 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.