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dc.creatorChaves, Marcos Willyan de Araújo-
dc.date.accessioned2019-02-20T14:46:57Z-
dc.date.available2019-02-20T14:46:57Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.identifier.citationCHAVES, Marcos Willyan de Araújo. Utilização da Técnica de Repetição Espaçada na aprendizagem da Anatomia Humana. 2018. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Uiversidade Federal de Uberlânida, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24384-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectGraduaçãopt_BR
dc.subjectAnatomia macroscópicapt_BR
dc.subjectFlashcardspt_BR
dc.titleUtilização da Técnica de Repetição Espaçada na aprendizagem da Anatomia Humanapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Daniela Cristina de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9219687810589247pt_BR
dc.contributor.referee1Rossini, Joaquim Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5140738433758718pt_BR
dc.contributor.referee2Bernardino Júnior, Roberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2336886418439603pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2665076734161824pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA disciplina de Anatomia é uma ciência com conteúdo difícil de memorizar, principalmente pela quantidade e complexidade de sua terminologia. Dentre as técnicas que auxiliam a manter a informação aprendida por mais tempo ou evocá-la com facilidade, o sistema de repetição espaçada (SRE) tem se mostrado eficaz como método de revisão de conteúdo que potencializa a retenção da memória. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a utilização do SRE e compará-lo com a metodologia tradicional de ensino em Anatomia Humana sem revisão sistematizada. Participaram da pesquisa 28 alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia. Durante 16 semanas, os estudantes tiveram aulas teóricas e práticas expositivas de Anatomia e fizeram revisões extraclasse individuais utilizando a técnica SRE com o apoio do programa Anki, empregando cartões de repetição espaçada. Para avaliar o método, foram analisados os cartões aprendidos, reaprendidos, revisados e estudados, e foram comparadas as notas parciais e final com uma turma que não utilizou o método. Os resultados demostraram que a média dos cartões aprendidos foi 39,41% dos cartões disponibilizados; 50% dos estudantes não reaprendeu nenhum cartão; 67,85% dos estudantes revisaram uma quantidade de cartões abaixo da média da turma; a média dos cartões estudados foi 41,07% dos cartões disponibilizados; a turma que utilizou o método SRE apresentou nota significativamente maior apenas em uma das notas parciais. Assim, pode-se concluir que a adesão ao método SRE foi insatisfatória e não forneceu evidências da sua eficiência na maximização da aprendizagem. Contudo, comparado a metodologia tradicional sem revisão sistematizada, se mostrou eficaz apenas a longo prazo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration28pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, MEMORIA E MOTIVACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Psicologia

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