Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24383
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Cultivo in vitro de gloxínia Sinningia speciosa (Lood) Heirn
Autor: Londe, Luciana Nogueira
Primer orientador: Bonetti, Ana Maria
Primer coorientador: Arruda, Alcione da Silva
Primer miembro de la banca: Brandeburgo, Malcon Antônio Manfredi
Resumen: Foi analisada a concentração adequada do meio de cultura MS para o cultivo in vitro de Sinningia speciosa (gloxínia) em escala comercial, variando as concentrações e reguladores de crescimento (6 - benzilaminopurina - BAP e ácido naftaleno acético - ANA) além de serem identificados os principais patógenos existentes na cultura dentre eles fungos, bactéria e levedura. O cultivo in vitro da gloxínia foi feito a partir de matrizes doadas pela Universidade Federal de Lavras, as quais foram submetidas a repicagens e, posteriormente, aos tratamentos testando-se as concentrações 0,00; 0,40; 0,80; 1,60 mgL-¹ de BAP em combinação com ANA nas concentrações 0,00; 0,50; 0,75; 1,25 mgL-¹, para os meios MS 50% e 100%. O experimento foi instalado em esquema fatorial, com delineamento inteiramente casualizado e 5 repetições. O enraizamento foi melhor em meio MS 50%, enquanto que em meio MS 100% se obteve maior número e comprimento das brotações. A presença de calos foi observada quando se adicionou auxina aos meios e não houve perda de plântulas por contaminação ou por não diferenciação tissular.
Palabras clave: Micropropagação
Planta ornamental
Sinningia speciosa
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: LONDE, Luciana Nogueira. Cultivo in vitro de gloxínia Sinningia speciosa (Lood) Heirn, 2002. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24383
Fecha de defensa: 9-sep-2002
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CultivoVitroGloxinia.pdf31.06 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.