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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Comparação da eficácia da terapia continua e da terapia intervalada em prematuros na aquisição dos marcos motores sentar e engatinhar
Autor: Santos, Aline de Sousa
Morais, Leiani Alves de
Primer orientador: Dionisio, Jadiane
Resumen: Introdução: O presente estudo visa avaliar os efeitos de um programa de intervenção precoce com lactentes prematuros sem nenhuma patologia, comparando a eficácia da aplicação de uma intervenção continua e intervalada. Objetivo: Comparar a eficácia da terapia continua e intervalada em prematuros na aquisição dos marcos motores de sentar e engatinhar. Método: Participaram do estudo quatro lactentes do sexo feminino entre 7 a 10 meses, todos com diagnostico de prematuridade sem nenhuma intercorrência. Inicialmente os lactentes foram avaliados com as escalas AIMS (Alberta Infant Motor Scale) divididos em dois grupos, o primeiro foi submetido a intervenção continua e o outro intervalada, ambos grupos totalizando 24 atendimentos. Após a intervenção os lactentes foram reavaliados pelas escalas, comparando assim a escala no primeiro atendimento e após os 24 atendimentos de terapia. Resultado: Foi observando que houve diferenças significativas (t=-10,82; p=0,008) caracterizando uma grande evolução na aquisição dos marcos motores, verificando que o tratamento com atendimento intervalado foi mais eficaz que o contínuo. Conclusão: Com base nos resultados obtidos concluímos que a intervenção intervalada se mostrou mais eficaz, pois os lactentes submetidos à mesma teve uma melhora significativa nos marcos motores de sentar e engatinhar comparado com aos submetidos a intervenção continua.
Abstract: Introduction: The present study aims to evaluate the effects of an early intervention program with preterm infants without any pathology, comparing the effectiveness of the application of a continuous and interval intervention. Objective: To compare the efficacy of continuous and intermittent therapy in preterm infants in the acquisition of sit-and-crawl motors. Methods: Four infants, seven to 10 months old, all with a diagnosis of prematurity without any complications participated in the study. Initially the infants were evaluated with the AIMS (Alberta Infant Motor Scale) scales divided in two groups, the first one was submitted to continuous intervention and the other was interval, both groups totaling 24 visits. After the intervention, the infants were re-evaluated by the scales, thus comparing the scale at the first care and after the 24 treatment visits. Results: It was observed that there were significant differences (t = -10.82, p = 0.008), characterizing a great evolution in the acquisition of motor milestones, verifying that the treatment with interval care was more effective than the continuous one. Conclusion: On the basis of the results obtained, we concluded that the interval intervention was more effective, since the infants submitted to it had a significant improvement in the seated and crawling motor frames compared to those submitted to continuous intervention.
Palabras clave: Prematuros
Distúrbios Motores
Intervenção precoce
Lactente
Desenvolvimento Infantil
Premature
Motor Disorders
Early Intervention
Infant
Child Development
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SANTOS, Aline Sousa; MORAIS, Leiani Alves de. Comparação da eficácia da terapia continua e da terapia intervalada em prematuros na aquisição dos marcos motores sentar e engatinhar. 2017. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24361
Fecha de defensa: 2-nov-2017
Aparece en las colecciones:TCC - Fisioterapia

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