Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24343
Document type: Trabalho de Conclusão de Residência
Access type: Acesso Aberto
Title: Frequência das visitas domiciliares do programa de cuidados paliativos oncológicos no Triângulo Mineiro: estudo metodológico
Author: Espíndola, Nicole Santa Cruz
First Advisor: Peres, Lívia de Paula
First coorientator: Araújo, Suely Amorim
First member of the Committee: Morais, Richarlisson Borges de
Second member of the Committee: Rezende, Célia Fabrício de Souza
Summary: Com o diagnóstico de uma doença oncológica sem prognóstico curativo a configuração da equipo multiprofissional muda, passando a controlar os sinais e sintomas da doença e melhor a qualidade de vida do paciente e sua família. A visita domiciliar para esses pacientes é uma realidade, e para melhor organizar a frequência de visitas por paciente, propõe-se validar um instrumento de avaliação do paciente que quantifique o intervalo de tempo necessário para visita domiciliar. Foi realizada revisão bibliográfica, nas bases de dados Pubmed, Scielo e Bireme, resultando nas categorias: Identificação, Locomoção, Condições Higiênicas, Alimentação, Eliminações, Oxigenação e Integridade Cutâneo-Mucosa, Metástase, Dor, Vínculo Familiar, Percepção Sensorial e a escala Eastern Cooperative Oncology Group (ECOG). O instrumento foi aplicado a 5 experts que validaram conforme as diretrizes donabedianas: Validação de Conteúdo e Validação de Aparência; Análise semântica dos itens; e Padronização de escores para Classificação do atendimento domiciliar. Após avaliação dos juízes, foram definidas 10 categorias, caracterizando então 50% das categorias modificadas, 42% mantidas, e 8% excluídas. O instrumento traz agilidade e embasamento científico para a prática clínica do enfermeiro, auxiliando a avaliação do paciente de uma forma global além de melhorar o atendimento ao paciente em visita domiciliar.
Keywords: Home visit
Palliative care
Oncology nursing
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: ESPÍNDOLA, Nicole Santa Cruz. Frequência das visitas domiciliares do programa de cuidados paliativos oncológicos no Triângulo Mineiro: estudo metodológico. 2018. 19 f. Trabalho de Conclusão de Residência (Residência Multiprofissional em Oncologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24343
Date of defense: 7-Feb-2019
Appears in Collections:TCR - Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FREQUÊNCIA VISITAS DOMICILIARES.pdf
  Until 2021-02-07
687.01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.