Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24316
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: As principais dificuldades acadêmicas dos(as) discentes bolsistas do curso de serviço social da UFU campos Pontal
Author: Franco, Milena da Silva
First Advisor: Silva, Camila Maximiano Miranda
First member of the Committee: Silva , Edileusa
Second member of the Committee: Calixto , Flander de Almeida
Summary: A pesquisa intitulada “AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ACADÊMICAS DOS(AS) DISCENTES BOLSISTAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UFU- CAMPUS PONTAL” tem como objetivo geral conhecer as principais dificuldades acadêmicas dos(as) discentes bolsistas do curso de serviço social entrevistados(as) do Campus Pontal. Constituíram-se como objetivos específicos da pesquisa: analisar a trajetória da Educação no Brasil, em especial do ensino superior, refletir sobre a concepção de educação para o Serviço Social, bem como sobre as atribuições, competências e atuação do(a) assistente social na Instituição de Ensino Superior; conhecer o Programa de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia e traçar o perfil dos(as) discentes bolsistas entrevistados(as) do Curso de Serviço Social da FACES. A pesquisa foi realizada numa abordagem quantitativa e qualitativa. O presente estudo partiu do pressuposto que a dificuldade enfrentada pelos(as) discentes do curso de Serviço Social se restringe ao âmbito financeiro, assim, tais discentes não conseguem se manter na instituição somente com os auxílios, precisando conciliar sua vida acadêmica com sua vida profissional, o que interfere significativamente em seu desempenho acadêmico. Sendo o pressuposto parcialmente confirmado nesta pesquisa, pois os resultados obtidos nesta pesquisa evidenciaram que as principais dificuldades acadêmicas dos(as) discentes entrevistados(as) não foram somente de ordem financeira, mas também dificuldades de adaptação, devido muito destes discentes serem de origem de outra cidade, nunca ter morado sozinhos e longe da família, evidenciou também que a dificuldade acadêmica referente ao aprendizado está relacionado com a deficiência de seus estudos no ensino médio. O perfil dos(as) discentes entrevistados(as) apontaram que a maioria dos discentes entrevistados(as) é do gênero feminino, tem a idade entre 22 a 24 anos, o estado civil solteiro(a), não tem filhos, estão no 4° e 8° período acadêmico, não estão inseridos no mercado de trabalho, se auto declaram afrodescendente (pardos e negros), entraram na Universidade por meio do SISU na modalidade de ampla concorrência, não são naturais do município de Ituiutaba MG, já conheciam a profissão do Serviço Social, que o conhecimento que tiveram do programa de assistência estudantil do campus foi por intermédio de outro discente que já era assistido pelo programa e que o auxílio mais acessado pelos discentes entrevistados(as) foi o auxílio transporte.
Abstract: The research entitled "THE MAIN ACADEMIC DIFFICULTIES OF THE SCHOLARS OF THE SOCIAL SERVICE COURSE OF UFU-CAMPUS PONTAL" aims to know the main academic difficulties of the scholarship students of the social service course interviewed Campus Pontal. The specific objectives of the research were: to analyze the trajectory of Education in Brazil, especially in higher education, to reflect on the conception of Education for Social Work, as well as on the attributions, competencies and performance of the social worker in the Institution of Higher Education; to know the Program of Student Assistance of the Federal University of Uberlândia and to outline the profile of the scholars interviewed of the Course of Social Service of FACES. The research was carried out in a quantitative and qualitative approach. The present study assumes that the difficulty faced by the students of the Social Work course is restricted to the financial field, so that these students cannot stay in the institution only with the aid, needing to reconcile their academic life with their professional life , which interferes significantly in their academic performance. Being the presupposition partially confirmed in this research, since the results obtained in this research evidenced that the main academic difficulties of the students interviewed were not only financial, but also difficulties of adaptation, since many of these students are of origin of another city, never lived alone and away from the family, also showed that the academic difficulty related to learning is related to the deficiency of their studies in high school. The profile of the students interviewed pointed out that the majority of the students interviewed are female, are between 22 and 24 years old, have a single marital status, do not have children, are in the 4 And 8th academic period, are not included in the labor market, declare themselves Afrodescendant (pardos and blacks), entered the University through the SISU in the mode of ample competition, are not natural of the municipality of Ituiutaba MG, they already knew the that their knowledge of the campus student assistance program was through another student who was already assisted by the program and that the aid most accessed by the students interviewed was the transportation aid.
Keywords: Serviço Social
Programa Nacional de Assistência Estudantil
Discentes
Dificuldades Acadêmicas
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: FRANCO, Milena da Silva. As principais dificuldades acadêmicas dos(as) discentes do curso de serviço social da UFU campus Pontal. 2018. 134 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24316
Date of defense: 27-Nov-2018
Appears in Collections:TCC - Serviço Social (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PrincipaisDificuldadesAcademicas.pdf5.22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.