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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24302
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Silva, Rafael Mariano Camilo | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-13T14:17:40Z | - |
dc.date.available | 2019-02-13T14:17:40Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rafael Mariano Camilo da. Desafinado: dissonâncias nos discursos acerca da influência do Jazz na Bossa Nova. 2017. 161 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1356 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24302 | - |
dc.description.abstract | The current study presents a critical review of a axiomatic, recurrent and generalized conception in which the Jazz would have influenced Brazilian music and, therefore, originated the Bossa Nova. It does not intend to deny the existence of “Jazzy” elements in the development of Bossa Nova, but to question the true of this statement. Most of these speeches were connected to a nationalist ideary which saw in the past a “golden age” of tradition and national authenticy of the Brazilian popular music. This work, instead, is developed in the sense of realizing the musical hibridismo present on popular music and of perceiving this music style on a perspective that intends of going beyond territorial boundaries, without abandoning the aspects which accredit it to become an original Brazilian music though. It will be presented through the argumentation a number of analysis of some bossanovista songs, with the purpose of reinforcing the questioning towards the “dissonances” present on the discourse about the influence of the Jazz on the Bossa Nova. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música brasileira | pt_BR |
dc.subject | Brazilian music | pt_BR |
dc.subject | Música popular | pt_BR |
dc.subject | Popular music | pt_BR |
dc.subject | Bossa Nova | pt_BR |
dc.subject | Jazz | pt_BR |
dc.subject | Crítica | pt_BR |
dc.subject | Jazz | pt_BR |
dc.subject | Historiografia da música popular | pt_BR |
dc.subject | Historiography of popular music. | pt_BR |
dc.subject | Criticizes | pt_BR |
dc.subject | Bossa-nova | pt_BR |
dc.subject | Música popular - Brasil | pt_BR |
dc.title | Desafinado: dissonâncias nos discursos acerca da influência do Jazz na Bossa Nova | pt_BR |
dc.title.alternative | Dissonances In the speeches about the influence of Jazz in Bossa Nova | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Baia, Silvano Fernandes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730143Y3 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Freitas, Sérgio Paulo Ribeiro | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771930Y5 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Raphael Ferreira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735195J5 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8754206A3 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo apresenta uma revisão crítica da concepção axiomática, recorrente e generalizada, de que o Jazz teria influenciado a música brasileira e, assim, originado a Bossa Nova. Não se pretende negar a existência de elementos jazzísticos na construção da Bossa Nova, mas questionar o real alcance dessa implicação. Esses discursos, em sua maioria, estavam ligados a um ideário nacionalista, que enxergava no passado a “época de ouro”, de suposta tradição e autenticidade nacional da música popular brasileira. Este trabalho, por sua vez, caminha no sentido de perceber o hibridismo musical presente na música popular e de enxergar esta música numa perspectiva que pretende ir além das delimitações territoriais, sem, contudo, abandonar os aspectos que a credencia a se tornar uma música original e brasileira. No curso da argumentação serão apresentadas análises de algumas canções bossanovistas, no sentido de reforçar o questionamento às “dissonâncias” presentes nos discursos acerca da influência do Jazz na Bossa Nova. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Música | pt_BR |
dc.sizeorduration | 161 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1356 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | publicado no crossref antes da rotina xml | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Música |
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DesafinadoDissonânciasDiscursos | 9.64 MB | Adobe PDF | View/Open |
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